terça-feira, 26 de julho de 2016

África


Especialistas discutem em Luanda capital humano do continente
 
 Bissau, 26 Jul 16 (ANG)- Especialistas de vários países do continente analisam, quarta e quinta-feira, o desenvolvimento do capital humano em África, os caminhos para a concretização dos objectivos do milénio e a situação da educação, ciência, tecnologia e inovação no continente.

Denominada consulta regional para a Trienal da Associação do Desenvolvimento da Educação em África (ADEA), o encontro tem a participação de 116 especialistas e decorre sob o lema “Revitalizar a Educação na Perspectiva do Programa Universal 2030 e da Agenda 2063 para África”.

Do programa constam debates e trocas de experiência entre os especialistas, principalmente das Ilhas Seychelles, que atingiu os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para o sector da Educação.

Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário de Estado para a Educação, Formação e Ensino Técnico-profissional, Narciso Benedito, disse que Angola vai apresentar uma comunicação sobre a “Implementação da Educação para o Renascimento Cultural Africano e das Ideias do Pan-africanismo”. 

Narciso Benedito disse que estão na agenda para a Trienal de Luanda temas como a “Implementação da Educação e Apresentação ao longo do Desenvolvimento”, “A Promoção da Ciência das Matemáticas, das Tecnologias de Informação e Comunicação” e a “Promoção da Paz Mundial através da Educação”. 

A Associação do Desenvolvimento da Educação em África (ADEA) é uma comissão pertencente à comissão especializada de Ciência, Educação, Tecnologia e Inovação da União Africana que tem a missão de preparar as matérias ligadas a esses sectores para os Chefes de Estado de África.

A trienal é dos eventos internacionais mais importantes para educação em África e formação do africano, assim como para a discussão e análise da qualidade do ensino praticado no continente.

 O órgão reúne Chefes de Estado de África, ministros da Educação, da Ciência e de outros organismos que trabalham para a educação em África. A próxima trienal decorre no próximo ano em Marrocos.

ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário