segunda-feira, 25 de julho de 2016

Política


PRS e os "15"  acusam Presidente da ANP “de estar a bloquear”  debate do Programa do Governo
 
Bissau,25 Jul 16(ANG) – A Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social e grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC denunciaram o que consideram de “manobras dilatórias do Presidente e do 1º Vice-presidente da Assembleia Nacional Popular” para  atrasar o agendamento do debate e eventual aprovação do Programa do executivo.
 
foto de arquivo
Em conferência de imprensa realizada hoje, o líder da Bancada Parlamentar do PRS, Certório Biote disse que o governo  enviou à Mesa da ANP um pedido de  agendamento do debate do  Programa, desde o dia 26 de junho do ano em curso, cumprindo assim com o estipulado na lei, ou seja, não ultrapassar o prazo de 60 dias para apresentação deste documento.

Biote afirmou que o Presidente da ANP não se dignou em receber o Primeiro-ministro para puderem marcar uma data para a discussão do Programa do Governo.

"Mesmo assim, no dia 15 de Julho do ano em curso, o Primeiro-ministro voltou a enviar outra carta ao Presidente da ANP pedindo o agendamento do debate do Programa do Governo e de novo Cipriano Cassamá não o convocou para acertarem uma data para a discussão do Programa¨, explicou.

O Presidente da Bancada Parlamentar do PRS acrescentou que somente há quatro dias  é que Cipriano Cassamá viria a chamar o Primeiro-ministro para discutirem o assunto.
Entretanto, lamentou o facto deste atraso poder vir a comprometer a  legalidade do executivo.

A data para a discussão do Programa do Governo no parlamento, segundo Biote, expira à 02 de Agosto, dia em que o governo completa 60 dias em funções.

Depois de mais de três horas de discussão com o Primeiro-ministro, o Presidente da ANP comprometeu-se a convocar a Conferencia de Líderes no próximo dia 27 do corrente mês e a Comissão Permanente no dia 28¨, explicou.

Certório Biote afirmou que Cipriano Cassamá está a delatar o tempo para depois encontrar motivos para alegar  que o Governo não apresentou o Programa a tempo, conforme a  lei.

¨Isso significa que, se reuniram a Conferência de Líderes no dia 27 de Julho e no dia 28 a Comissão Permanente está-se a aproximar o dia 02 de Agosto, data em que o executivo completa dois meses, para depois utilizar a sua inteligência para dizer que está fora de prazo e na ilegalidade ¨, disse.

Aquele dirigente politico afirmou que, desde há um ano para cá, que Cipriano Cassamá está a liderar o parlamento  com base nas orientações do Presidente do PAIGC, o que diz ser  grave e inadmissível num Estado e Direito democrático.

Perguntado sobre qual será a saída para o alegado “bloqueio parlamentar”, Certório Biote sustentou que a Constituição da República da Guiné-Bissau prevé no seu artigo 83, que o deputado que não estiver a cumprir o seu dever é destituído. 

“Significa que não vamos continuar a tolerar o Presidente da ANP nas distorções da verdade, e criação de crises no país¨, disse.  

ANG/AC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário