quinta-feira, 14 de julho de 2016

Guerra de Casamance



Acolhimento de refugiados do Senegal considerado de satisfatório
 
Bissau, 14 Jul. 16 (ANG) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR),considerou quarta-feira de positivo o acolhimento que  diferentes governos da Guiné-Bissau têm reservado aos refugiados senegaleses no país.

Citado pela Radio Nacional, Mamadu Ndau reconheceu esta realidade perante o Ministro da Justiça tendo afirmado que a atitude é aliada as convenções que o governo guineense já assinou, contribuindo nos esforços a favor dos refugiados.  

O chefe da missão do HCR no país pediu ao governante guineense a adoptar mecanismos que permitem a concessão da nacionalidade guineense aos cidadãos senegaleses na Guiné-Bissau, um processo que disse estar já em curso, mas ainda não concluído.

“Dos 500  pedidos de nacionalidade feitos pelos refugiados senegaleses  no país, o Governo autorizou  apenas quinze”, disse.

Por seu turno, o Ministro da Justiça Luís Olundo Mendes disse que o governo vai tudo fazer para satisfazer as solicitações feitas pelos  refugiados senegaleses com vista a facilitar a sua integração na comunidade guineense.

Os conflitos do Casamansa que dura há mais de três décadas, obrigou centenas de senegaleses a abandonarem as suas aldeias, refugiando-se na Guiné-Bissau, sobretudo na zona norte que tem fronteira com o Senegal.    

ANG/MSC/SG                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário