quarta-feira, 20 de julho de 2016

Cooperação Institucional


INE e Plan assinam acordo para produção de estatísticas oficiais  
 
Bissau, 20 Jul 16 (ANG) -  O Instituto Nacional de Estatística (INE), e a ONG Plan Internacional assinaram hoje um protocolo de acordo no domínio da produção e difusão das estatísticas oficiais do país.

Segundo o Director do INE, o objectivo principal desse   acordo de parceria entre as duas partes, é  melhorar a disponibilidade e aumentar o uso de informações estatísticas que podem ser de interesse supremo para o Plan, para o seguimento e avaliação do impacto das  actividades nas suas zonas de intervenção, na Guine Bissau.

Suande Camará frisou que o documento irá facilitar a Plan Guiné-Bissau na capacitação dos seus técnicos e produção de dados estatísticos para o seguimento e avaliação do impacto das suas actividades, e ainda reforçar o dispositivo de gestão do sistema de informação dessa ONG.

“Em contrapartida, o INE vai reforçar as suas capacidades, e, com o tempo, alcançar os seus objectivos fundamentais de implementação do Programa Nacional do Desenvolvimento Estatístico 2015/2017, que passa pela coordenação estatística, reforço da produção e difusão das estatísticas oficiais em massa, e a promoção da cultura de utilização de dados estatísticos”, destacou.

Suande Camará  salientou, na ocasião, que a INE pretende ver essa estratégia alargada à outras  entidades, com a finalidade de  reforçar as suas capacidades e  garantir o acesso aos dados à todos os produtores e utilizadores.

Por seu turno, o representante da Plan Internacional na Guine Bissau, Allassane Drabo frisou que nesse contexto é decisivo dispor de dispositivos viáveis e válidos para potencializar as acções e avaliar os resultados das intervenções. 

ANG/MSC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário