quinta-feira, 28 de julho de 2016

Justiça


Antigo ministro da Economia e Finanças  constituído arguido

Bissau,28 Jul 16(ANG) - A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau ouviu  quarta-feira, o antigo ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, no âmbito do processo de investigação sobre a compra da dívida dos operadores económicos junto de alguns bancos comerciais do país através de uma política de resgate financeiro ao sector privado.

Segundo a Voz de América(VOA), depois da sessão deste primeiro interrogatório, que durou cerca de cinco horas, a advogada de Geraldo Martins disse que antigo ministro foi constituído suspeito, mas sem qualquer acusação do crime.

“Ele tem a consciência tranquila. Aliás, todos os esclarecimentos dados vão no sentido de que não há nada. Não foi lhe imputado nenhum facto em concreto, susceptível de ser considerado crime”, disse Rute Monteiro.

O polémico caso refere-se à compra da carteira de crédito dos operadores económicos nacionais junto dos Bancos de África Ocidental (BAO) e do Banco da União (BDU), por parte do anterior governo do PAIGC.

Na próxima segunda-feira, 1 de Agosto, Martins vai ser acareado com responsáveis dos bancos sobre alguns pontos processuais.

Fonte do Ministério Público avança à VOA que, no âmbito do mesmo processo, os magistrados encarregues deste caso deverão ainda esta semana, ouvir o antigo primeiro-ministro e presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

O actual Executivo considerou de criminoso e sujeito de processo judicial a decisão dos anteriores governos de comprar a dívida dos operadores econômicos.

O Fundo Monetário Interacional também discordou da decisão e suspendeu o programa de financiamento da Guiné-Bissau até o esclarecimento do caso. 

ANG-VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário