sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ajuda financeira


Países da sub-região prometem apoiar na mobilização de fundos para Guiné-Bissau

Bissau, 15 Jul16 (ANG) – O Primeiro-ministro disse quinta-feira que os países e instituições da Africa Ocidental vão ajudar a Guiné-Bissau a convencer os parceiros internacionais para retomarem os apoios financeiros ao país.

Citado pela Radio Jovem, Baciro Dja, disse que o Presidente Burquinabê deu garantias de que a Guiné-Bissau terá o apoio político necessário junto de outros responsáveis da Africa Ocidental para continuar a estabilização do país.

Á chegada de um périplo de quatro dias ao Togo, Burkina Faso e Senegal, Baciro Djá afirmou que recebeu do Governador do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCAO) promessas de que aquela instituição financeira irá intervir junto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM), para, rapidamente, normalizarem a cooperação com a Guiné-Bissau.

“Como frisei, o Presidente da Republica de Burkina Faso comprometeu- se em apoiar o nosso país politicamente, dando conselhos aos seus pares para continuarem a apoiar a Guiné-Bissau no processo de estabilização, mas também prometeu oferecer sementes para podermos salvar o ano agrícola, e bolsas de estudos para os funcionários guineenses” informou o Primeiro-ministro.

O programa de ajuda financeiro do FMI, ao país, continua suspensa mas, poderá ser retomada futuramente, informou quinta-feira o porta-voz da instituição Kane Rice, numa conferência de imprensa, na sede da organização, em Washington, nos Estados Unidos de América.

Os financiamentos do FMI para a Guiné-Bissau foram postas em causa por causa da compra da divida de alguns empresários junto da banca comercial por parte das autoridades guineenses, em 2015. ANG/MSC/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário