sexta-feira, 29 de julho de 2016

Cooperacao


EU reitera apoio ao povo guineense

Bissau, 29 Jul 16 (ANG) – O Embaixador da União Europeia  no país, garantiu hoje que a sua organização vai continuar a apoiar e a cumprir todas as promessas feitas ao país ao longo dos 41 anos de cooperação com a Guiné-Bissau, nomeadamente nos sectores da defesa, direitos humanos e valores do Estado de direito. 

A saída do encontro com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP),
Vítor Madeira dos Santos disse que foi informar-se sobre a situação do deputado Gabriel Sow e ouvir as explicações do presidente da ANP, Cipriano Cassamá sobre as  diligencias para que o deputado seja libertado.

O diplomata da União Europeia explicou que a sua organização enquanto defensor dos valores fundamentais dos direitos humanos, está atenta a situação, “porque configura uma violação do direito do deputado que lhe é conferido pela Constituição da República da Guiné-Bissau e pelo Estatuto da ANP, na medida em que  a sua imunidade só pode ser levantada pela plenária, o que não foi o caso”.

Afirmou que a UE tem acompanhado a situação política com muita atenção e preocupação porque deu  conta de que está longe de ser ultrapassado o impasse político, visto que o mesmo está a prejudicar a focalização da atenção da ANP na resolução definitiva da questão de perda de mandato dos 15 deputados e na discussão e eventual aprovação do programa de governo.

Vítor Madeira disse que a Guiné-Bissau precisa de ser desbloqueado para poder novamente entrar na normalidade, que o povo guineense tanto exige e pede com veemência aos diferentes autores políticos, para que o país possa finalmente executar um programa de desenvolvimento coerente, como pede a comunidade internacional.  

ANG/JD/SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário