terça-feira, 5 de julho de 2016

Zika


Ministro de Saúde confirma existência do vírus país 

Bissau, 05 Jul 16 - (ANG) – O Ministro da Saúde confirmou segunda-feira a existência de casos de contaminação por vírus zika no país, sobretudo nas ilhas dos Bijagós onde foram confirmadas três casos na vila de Bubaque.  

Domingos Malu, citado pela Radiodifusão Nacional(RDN), disse que a patologia em causa era conhecida como paludismo agudo, mas que  agora foi identificado como o vírus Zika.

O governante explicou que no último Conselho de Ministros foram apenas assinalados casos suspeitos e que acabariam por se confirmar depois de análises efectuados em laboratórios especializados no estrangeiro, porque  o país não possui meios para diagnosticar a doença.

O Ministro da Saúde pediu, de novo, a criação de uma comissão para a prevenção da doença com a finalidade de travar a sua propagação na Guiné-Bissau.

O Presidente do Instituto Nacional da Saúde Publica (INASA) , segundo a  RDN, assegurou que já estão a ser implementadas medidas de precaução a nível dos portos e aeroportos com a instalação do que chamou de  "armadilhas" capazes de apanhar os mosquitos suspeitos .

Plácido Cardoso explicou que o vírus Zika manifesta-se através de febres não muito alta, aparecimento de manchas avermelhadas nos braços e troncos e pode ser acompanhado de tosse e diarreia.

ANG/MSC/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário