segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


Comunicação social
/Sinpopucs suspende greve agendada para terça-feira devido ao acordo alcançado com o governo

Bissau,06 nov 21(ANG) – O Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos de Comunicação Social(Sinpupocs), suspendeu a greve de três dias, com o início pevisto para terça-feira(7) do corrente mês, em consequênccia do consenso alcançado hoje nas negociações com o Governo.

De acordo com a RDN, o Governo representado nas negociações pelo Secretário- geral do Ministério da Comunicação Social, Mamadú Sanó, comprometeu-se a pagar cinco meses dos 16 meses de salário em atraso, devidos aos funcionários que, há vários  anos, trabalham nos órgão públicos de comunicação social com o extatuto de “estagiarios”.

No memorando de entendimento que as partes assinam ainda hoje, consta o pagamento de dois meses de atrasados ainda no decorrer desta semana e os restantes três meses deverão  ser liquidados até ao final da segunda semana de Dezembro.

Quanto a exigência de conclusão do processo de efectivação em curso, foi acordado a criação de  uma comissão de seguimento para se inteirar, junto do Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social da fase enm que se encontra o processo de efectivação do pessoal contratado e dos estagiários dos referidos órgãos.

Também foi acordado pelas partes, o retorno do complemento sarial, aplicado desde 2010 mas suspenso e substituido, há quatro anos, com a atribuição de 60 por cento do salário que mensalmente é adicionado ao vencimento dos jornalistas e técnicos efectivos desses órgãos. E sobre a actualização da tabela salarial ficou decidida a criação de uma comissão para alistar  os funcionários afectados pela estagnação das promoções em vigor há vários anos na Administração Pública guineense.

A exigência dirigida as direções dos órgãos de assinatura de contratos de prestação de serviço público com o governo ficou sem efeito com explicações do SG da Comunicação Social, segundo as quais, só teria sentido se os órgãos estivessem a funcionar como empresas de Sociedades Anónimas, com estatuto e gestão administrativa e patrimonial independentes.

O Sindicato Nacional dos Profissionais dos Órgãos Públicos de Comunicação Social(Sinpupocs), entregou no passado dia 29 de Novembro ao patronato, um pré-aviso de greve de três dias com início previsto para  terça-feira.

Entre outras reivindicações  constam a conclusão  imediata do processo de efectivação dos funcionários com contrato de provimento administrativo, e dos que encontram no regime de estagiário.

O pagamento  imediato dos 16 meses de subsídio  em atraso, actualização das letras da tabela salarial em vigor na função pública e dos funcionários efectivos dos órgãos públicos, e o retorno do subsídio de complemento salarial, suspenso há quatro anos.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário