terça-feira, 25 de junho de 2013

Aposentados da APGB não auferem subsídios de seguros
da previdência social

Bissau, 25 Jun.13 (ANG) – Os trabalhadores aposentados da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), não estão a beneficiar de seguros de previdência social, há muitos anos, devido a dívida contraída pela empresa ao Instituto Nacional de Previdência Social.

A afirmação é do Presidente do Sindicato de Base da APGB em entrevista concedida à Agência de Notícias da Guiné (ANG).

Hélder Gomes afirmou que os trabalhadores em situação de reforma, doenças e os que sofreram acidentes de trabalho estão a enfrentar enormes problemas.
“As maiores dificuldades com que deparamos nesse momento, tem a ver com a questão do seguro dos nossos funcionários.

Qualquer trabalhador deve antes de mais, preocupar-se com o seu seguro para que possa estar em condições de ser reembolsado alguma coisa em caso de velhice ou acidente de trabalho”, vincou.

No que concerne as condições de trabalho, Hélder Gomes afirma que têm actualmente duas máquinas empilhadoras novas e que estão a garantir a cobertura dos trabalhos, mas disse que estão com falta de camiões porta-contentores.

Aquele dirigente sindical, explicou que uma parte das obras de pavimentação do Porto de Bissau já foi concluída, e acrescentou que se espera que a direcção diligencie formas de acabamento da outra parte de forma a permitir ter um parque de contentores sem lamas e poeiras tal como outros Portos do mundo.

Perguntado sobre o relacionamento que existe entre o sindicato e a direcção, Hélder Gomes respondeu que são boas, porque há espaço de diálogo. Disse entretanto existirem muitos incumprimentos da parte do patronato.

A Administração dos Portos da Guiné-Bissau conta actualmente com cerca de 500 trabalhadores entre os efectivos e contratados.

ANG/ÂC







Sem comentários:

Enviar um comentário