segunda-feira, 24 de junho de 2013

CIP UEMOA assinala avanços para saída de crise na Guiné-Bissau

Bissau, 24 Jun. 13 (ANG) - A Mesa do Comité Inter-Parlamentar da UEMOA (CIP/UEMOA) saudou neste fim-de-semana, no final duma reunião realizada em Bissau, os avanços “significativos” com vista a saída da crise decorrente do Golpe de Estado de 2012 na Guiné-Bissau.

Os parlamentares dos 8 países membros da organização sub-regional, basearam suas constatações no facto de ter já sido formado um governo, e eleito o presente da Comissão Nacional de Eleições e seus principais colaboradores, o que, na opinião dos reunidos, demonstra a vontade dos actores políticos.

Igualmente, o CIP UEMOA felicitou-se pelos acordos preliminares para eleição presidencial e pelas conversações de paz inclusivas no Mali, havido lugar no passado dia 18 em Ouagadougou, Burquina-Faso entre as autoridades malianas e grupos armados do norte deste país.

Além de saudar os esforços do mediador da crise maliana designado pela CEDEAO,  o Presidente Blaise Compaore, os deputados dos “8” reiteraram seu apoio ao povo nigeriano face aos “crimes odiosos e bárbaros perpetrados por movimentos obscurantistas”.

“Reafirmamos a determinação em utilizar toda a energia e disponibilidade do conjunto dos países da União para restaurar a paz e estabilidade necessários ao desenvolvimento”, lê-se no comunicado final da reunião do CIP/UEMOA.

A reunião serviu para discussões do projecto do Orçamento do CIP/UEMOA para o ano 2014, a perspectiva de instalação do parlamento da União e programa das actividades futuras, assim como questões de actualidade no espaço comunitário.

ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário