sexta-feira, 21 de junho de 2013

Guiné-Bissau conta com mais de 8000 refugiados

Bissau, 20 Jun 13 (ANG) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação lnternacional e das Comunidades, Fernando Delfim da Silva, disse hoje que cerca de 8000 refugiados residem na Guiné-Bissau sem serem alvos de descriminações negativas.

 Delfim da Silva que presidia a cerimónia comemorativa do dia Mundial dos Refugiados  considerou a data de 20 de Junho  um marco simbólico na tomada de consciência a nível internacional, da precariedade daquele que, por constrangimentos de vária ordem, teve de deixar a sua terra natal.

Na Guiné-Bissau a região de Cacheu continua a ser a que mais alberga refugiados e deslocados no país.

Fontes da Missão do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR)  referem que um numero reduzido de refugiados se encontram na zona urbana, provenientes de vários países africanos.

Segundo O chefe da Missão do Alto Comssarado das Nações Undas para os Refugiados, Nsona Vela do Nascimento mais de 45 milhões de pessoas se encontram desenraizadas por causa de conflitos e violências, entre elas mais de 16 milhões são refugiados, 937 mil requerentes de asilo e 28 milhões são deslocados interiormente.

Nascimento evocou a guerra como o principal factor de crescimento do número de refugiados no mundo.

A maioria dos refugiados no mundo são pirovenientes de países como Afeganistão, Somália, Iraque e Sudão, a República Democrática do Congo e Mali.

ANG/FGS    

  


Sem comentários:

Enviar um comentário