quarta-feira, 19 de junho de 2013

Novo “chefe” da CS reconhece dificuldades nos órgãos públicos

Bissau, 18 Jun 13 (ANG) – O Secretario de Estado da Comunicação Social, Armindo Handem, visitou hoje as instalações da Agência de Notícias da Guiné (ANG), do Jornal Nô Pintcha e da Imprensa nacional, INACEP, tendo-se inteirado do funcionamento destas instituições estatais.

 “Fiquei contente de ver o que vi, porque um indivíduo não vem visitar só coisas boas, é para ver também coisas menos boas que possam existir nos diferentes órgãos da comunicação social” afirmou.

Interrogado sobre as prioridades, disse que as prioridades vão ser definidas num trabalho conjunto com os responsáveis dos diferentes órgãos que visitou, porque não conta trabalhar sozinho.

” Deve-se trabalhar em equipa, partilhar as potencialidades, porque juntando os esforços é que se consegue fazer alguma coisa para a comunicação social da Guiné-Bissau”, sublinhou.
Armindo Handem, disse que leva consigo uma boa impressão dos órgãos visitados  tendo reconhecido que existem muitas dificuldades.

Segundo as suas considerações, com estas dificuldades é que se pode ter mais imaginação, mais capacidade de iniciativa. “Há coisas que são possíveis de fazer, mas é necessário conhece-las primeiro”.

Em declarações a imprensa, o Diretor-geral da ANG,Salvador Gomes disse que cada novo chefe representa nova esperança, tendo afirmado que esta visita do Secretário de Estado representa um sinal de maior aproximação  aos órgãos, e que pode traduzir o interesse que ele tem em ver como  ajudar na redução das dificuldades e carências com que os órgãos se deparam.

O Director-geral da ANG, disse que,  caso o SE da Comunicação Social vier a puder fazer algo para a  ANG, que priorize a efectivação na Função Pública dos oito estagiários que labutam na redacção da ANG, sem salário. 

O DG da ANG destacou a dinâmica que estes  rapazes trouxeram para o órgão que dirige em termos de produção e lamenta que “quando chega o fim do mês e esta gente não leva nada para casa, é muito sacrifício” .

Por seu lado, o DG do Nô Pintcha,Bacar Baldé elogiou  a iniciativa do Secretario de Estado de visitar estes órgãos, tendo referido  que já lá vão muitos anos que nenhum governante visitou as instalações do Jornal. “Os funcionários deste órgão têm o direito de conhecerem os seus superiores”, disse.

Quanto as ajudas, este responsável disse que a sua prioridade recai sobre o fornecimento de materiais informáticos, tendo adiantado que se a SECS irá pensar a comunicação social após esta visita, e se de facto a comunicação social é o quarto poder, então merece melhores condições para poder funcionar melhor.

       O DG da INACEP, Victor Cassamá considera a visita do SECS uma esperança, tendo sublinhado que significa um balão de oxigénio para os trabalhadores.

Cassamá disse que espera do SE não só apoia moral mas também institucional.
      Victor Cassamá, lamentou muito as dificuldades de conseguir o pagamento das facturas do Estado através  do Ministério das Finanças.

     “ Sem essas receitas não podemos pagar os salários e outras despesas de funcionamento da empresa, pois o Estado cobre oitenta por cento das receitas da INACEP.

O novo SECS visitou também a Radiodifusão Nacional e a Televisão da Guiné-Bissau (TGB).

Fim/ANG/FESM










Sem comentários:

Enviar um comentário