segunda-feira, 17 de junho de 2013

Guiné-Bissau acolhe reunião do CIP/UEMOA


Bissau, 17 Jun. 13 (ANG) - A aprovação do Orçamento para o ano económico 2014 e questões relativas a perspectiva de instalação do Parlamento da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) são temas que vão dominar a reunião da Mesa do Comité Inter-Parlamentar (CIP) desta organização que hoje iniciou em Bissau.

O encontro servirá também de preparativos da 32ª sessão ordinária do CIP prevista para Setembro próximo, em Dakar, Senegal.

Na sessão de abertura dos trabalhos, o vice-presidente do CIP, Oundé Toulema lembrou que a organização sempre se preocupou com a Guiné-Bissau, vítima de crises recorrentes na sua caminhada em direcção a maior liberdade, democracia e desenvolvimento.

Toulema rendeu homenagem às autoridades guineenses pela forma como lidaram com a crise política, institucional e social que assolou a Guiné-Bissau.

 Oundé Toulema, recomendou aos participantes discussões profundas e contribuições ricas tendo em conta o contexto delicado de mutação do CIP para parlamento plenário.

De acordo com Serifo Djaló, um dos cinco deputados guineenses membros deste órgão sub-regional, o encontro vai ainda analisar um relatório produzido na sequência de uma visita feita à Guiné-Bissau, em Setembro passado, pelo Comité para a Paz, órgão do CIP que procura encontrar uma solução para os recorrentes conflitos que se registam na Guiné-Bissau.

O CIP é uma estrutura parlamentar da UEMOA, que integra oito países da costa ocidental africana, cuja missão é contribuir para o processo de integração, através de diálogo e debates. Cada país membro da organização indigita 05 elementos para fazer parte desta organização que tem colaborado com os 8 parlamentos nacionais.

ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário