quinta-feira, 27 de junho de 2013

Presidente da ANAG alerta governo sobre necessidade de distribuição de sementes aos camponeses

Bissau. 27 Jun. 13 (ANG) – O presidente da Associação Nacional dos Agricultores (ANAG) Mamasamba Embaló, alerta ao governo sobre a necessidade de implementar, com carácter de urgência, um programa de distribuição de sementes de ciclo curto a nível nacional.

 Em entrevista exclusiva concedida hoje à Agência de Notícias da Guiné (ANG) Mamasamba Embalo explicou que o stock de sementes dos camponeses foi, na sua maioria, consumido pelos próprios, devido a situação de insuficiência alimentar que se vive no campo.

“Os camponeses nacionais estão a deparar-se com dificuldades dado as irregularidades climáticas e insuficiências de sementes”, disse.

Referindo-se a presente campanha de comercialização da castanha de caju, o presidente da ANAG considera que ainda é possível salvar o resto da castanha na posse dos camponeses.
“ Do preço de 210 Francos CFA por quilograma, anunciado pelo governo, sairá um fundo mínimo que servirá para a compra de caju restante”,” revelou.

Apesar de o executivo ter adoptado o preço mínimo de 210 fcfa por cada quilograma de castanha, praticamente nada mudou em relação a compra da castanha à preços que oscilam entre 75 e 100 francos cfa o quilo.

E tendo em conta a dependência da venda da castanha a que a maioria das famílias camponesas está votada, prevê-se que haja muita fome nos próximos tempos no campo.


ANG/FGS

Sem comentários:

Enviar um comentário