quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial de Ambiente: Governo assinala data com exibição do filme sobre alterações climáticas

Bissau, 05 Jun 13 (ANG) – O Governo de Transição, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Turismo, vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que hoje se comemora em todo o mundo, com jornadas de reflexão e exibição de filmes que demonstram factores negativos das alterações climáticas.

A informação foi dada pelo Secretário de Estado do Ambiente e Turismo, Agostinho da Costa em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG).

Da Costa disse que, na referida jornada, tomarão parte, todos os Embaixadores e Corpos Diplomáticos bem como os membros do Governo.

“Para assinalar a efeméride na Guiné-Bissau, somos obrigados a mostrar as pessoas, muitos filmes que ilustram as mudanças climáticas e outras práticas devastadoras do ambiente, de forma a perceberem como é que os referidos fenómenos estão a comprometer a geração vindoura”, informou.

Aquele governante, sublinhou que, o lema para a celebração do Dia Mundial do Ambiente é “ Pensar, Comer e Preservar”, o que implica que devemos primeiramente planear para podermos fazer uma boa produção que nos permita comer bem, conservar e utilizar de forma racional os recursos naturais para que possam servir-nos futuramente.

“Pensamos que, o encontro de hoje, servirá de reflexão onde iremos mostrar as realidades actuais dos principais factores das alterações climáticas. Hoje em dia no mundo, só temos duas grandes florestas, ou seja a de Amazónia e dos Grandes Lagos que servem do equilíbrio ambiental no planeta”, explicou Agostinho da Costa.

O Secretário de Estado do Ambiente e Turismo frisou que, devastar as florestas sem uma política de conservação, é contribuir para a fraca precipitação das chuvas, o aumento da temperatura e consequente subida do nível de água, fazendo com que a planeta se torne ainda mais pequena.

Aquele responsável exortou aos guineenses em geral para pensarem na preservação das florestas e recursos naturais, de forma a utilizá-los de forma equitativa para termos condições de vivermos melhor no futuro e termos maior rendimento.

ANG/ÂC








Sem comentários:

Enviar um comentário