segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sindicatos da saúde suspendem greve

Bissau, 17 Jun. 13 (ANG) -Os sindicatos dos trabalhadores do Ministério da Saúde suspenderam a greve cuja paralisação deveria iniciar hoje, após a assinatura, sexta-feira em Bissau, de um memorando de entendimento com o governo.

 Segundo o pacto assinado, o governo comprometeu-se a pagar até esta terça-feira três meses de subsídio de vela, dois meses de subsídio de isolamento, um mês de salário em atraso aos novos ingressos e um mês aos contratados.

 O executivo ainda se comprometeu a acelerar os processos de mudança de letras dos efectivos e profissionais da saúde cujos regimentos se encontram em tratamento.

As partes se comprometeram a criar um comité integrado por representantes dos sindicatos, do Ministério da Função Pública, Reforma do Estado, Trabalho e Segurança Social e das Finanças, com o objectivo de fiscalizar o cumprimento dos acordos assinados no âmbito do memorando de entendimento válido para trinta dias.

O sector da saúde esteve paralisado na semana passada durante sete dias úteis em consequência de uma greve dos sindicatos dos trabalhadores do sector.

Uma segunda paralisação já havia sido programada para iniciar hoje, devendo durar 15 dias, mas que entretanto foi suspensa após o governo ter aceitado atender parte das reivindicações de pagamentos salariais e de subsídios de isolamento e de vela.

ANG/AALS/JD



Sem comentários:

Enviar um comentário