sexta-feira, 7 de junho de 2013


Governo de inclusão toma posse

Bissau,07. Jun 13 (ANG) - O Governo de transição "mais inclusivo"  foi empossado hoje em Bissau pelo Presidente da República, Manuel Serifo Nhamadjo, na presença de responsáveis dos principais órgãos da soberania, das Chefias militares e dos representantes da comunidade internacional no país, nomeadamente o Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, José Ramos Horta.
O actual executivo é composto de 19 Ministérios e 15 Secretarias de Estado tendo no seu elenco cinco mulheres.
No seu discurso, o PRT disse que hoje é o dia do reencontro e do apertar de mãos rumo aos prenunciados abraços que se espera sejam vincadamente fortes e fraternos após as eleições que se aproximam.
Serifo Nhamadjo lembrou que o nosso país tem vivido, de algumas décadas a esta parte, turbulência em turbulência, momentos de dôr e de angústia, sem ter conseguido terminar nenhuma legislatura e nenhum mandato presidencial.
 A este respeito, o PRT assegurou que os membros deste Governo, têm uma nobre e honrosa missão de, com competência, coerência, isenção e espírito de missão, cumprir e fazer cumprir as tarefas necessárias ao bom fecho do ciclo de transição em que nos encontramos.
" Este Governo é-lhe confiada e exigida no essencial, uma e só uma missão:  a realização de eleições gerais, (legislativas e presidenciais) sem, no entretanto esquecer do necessário apoio à condução e conclusão de uma boa campanha da castanha de caju, bem como a preparação e distribuição de sementes agrícolas aos nossos camponeses, uma missão vital para a sustentabilidade do nosso frágil tecido económico e garantia do sustento das classes mais desfavorecidas", defendeu .
Na opinião de Serifo Nhamadjo, o sucesso e a credibilidade das eleições, não residem no resultado do dia da votação, mas sim e fundamentalmente, na transparência e objectividade de todo o processo de recenseamento eleitoral biométrico.
De acordo com o PRT, é necessário o recenseamento biométrico para que não venhamos a ter, jamais, as costumadas e nefastas querelas políticas que se têm registado após os actos eleitorais e que à ninguém aproveitam, servindo apenas para alimentar a desesperança do nosso povo e desacreditar o nosso sistema político.
"Espero igualmente que, nos próximos dias, a nossa Assembleia Nacional Popular saiba, com mestria, encerrar o processo da escolha do Presidente da CNE e seus Secretários Executivos, para que a máquina eleitoral possa apresentar um calendário realista que nos permita, após auscultação dos Partidos, poder marcar a data do pleito eleitoral", disse Nhamadjo.
Em jeito de conclusão, o PRT realçou o inestimável apoio do Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas, através do qual vão ser criadas muito brevemente três equipas técnicas que irão trabalhar na elaboração da Mesa Redonda com os parceiros de desenvolvimento, do Programa de emergência para a segurança alimentar para a educação e saúde e na equipa que irá preparar o Plano de ajuda à boa governação entre Janeiro/Dezembro de 2014.


ANG/AMS

Sem comentários:

Enviar um comentário