segunda-feira, 24 de junho de 2013

Parlamento da CEDEAO recomenda melhoramento do comércio Comunitário

Bissau, 24 Jun. 13 (ANG) - A necessidade de realização efectiva do comércio intracomunitário e revisão de decisões da CEDEAO para as tornar mais coercivas para os Estados membros são algumas das recomendações feitas pelos participantes da reunião da comissão mista do comércio, alfândegas, livre circulação e dos negócios jurídicos e judiciários que dia 22 terminou os trabalhos em Bissau.

Organizado pelo parlamento da CEDEAO, o encontro que durou 4 dias, centrou sua atenção sobre como definir uma estratégia e desenvolver politica comercial ligados aos objectivos da Iniciativa para o Desenvolvimento da África (NEPAD) a uma escala continental e no comercio intracomunitária na África Ocidental, e perspectivas.

Durante os trabalhos constatou-se que a taxa de trocas comerciais intracomunitárias está estimada em 10 por cento do valor global das transacções efectuadas pela região no período 2010/2012 e que o comércio regional favorece a diversificação das exportações dos países da CEDEAO.

Em relação ao NEPAD, os participantes sugerem adopção de actividades de apropriação e vulgarização dos programas e projectos do NEPAD ao nível da região, através de organização de seminários, ateliers e jornadas  sobre o assunto.

A cerimónia de encerramento foi presidida pela vice-presidente do parlamento da CEDEAO, a guineense Martina Moreira Moniz que felicitou os participantes pela qualidade dos trabalhos e pertinência das recomendações deixadas.

Moniz assegurou que o parlamento da comunidade vai dar uma atenção especial ao enquadramento das recomendações produzidas .


ANG/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário