quinta-feira, 13 de junho de 2013

Juiz Conselheiro Augusto Mendes é novo Presidente da CNE

Bissau, 13 Jun. 13 (ANG) - A Assembleia Nacional Popular (ANP) elegeu quarta-feira em sessão Extraordinária, o Juiz Conselheiro, Augusto Mendes para as funções de Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) para os próximos quatro anos.

Augusto Mendes foi eleito com 82 votos, num universo de 85 deputados, após a concertação das bancadas maioritárias e minoritárias que compõem o parlamento e que resultaram da compilação da proposta de vários nomes enviada pelo Conselho Superior da Magistratura.

A lista A foi encabeçada por Augusto Mendes e a B por Emiliano Nosoline dos Reis, também Juiz Conselheiro e ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Os parlamentares ainda elegeram, o Juiz de Direito, José Pedro Sambú para o cargo secretário Executivo, e os juízes, Cátia Lopes e Idrissa Djaló para as funções de secretários executivos adjuntos.

Após o acto de votação, o Presidente da ANP, Ibraima Sori Djalo sublinhou que o acto não só vai viabilizar o país assim como responde uma das exigências da comunidade internacional.

Augusto Mendes vai ocupar assim este lugar deixado devido a morte do malogrado Desejado Lima da Costa.

De salientar ao cargo do Presidente da CNE passaram cinco figuras a saber Alberto Baptista Lopes (Nikson), Higino Cardoso, Aladje Manuel Mané, Desejado Lima da Costa para além do Juiz Rui Nené que abdicou da função evocando razões ligados a iniciativa familiar.

ANG/A I 



Sem comentários:

Enviar um comentário