quinta-feira, 13 de junho de 2013

Doentes abandonam hospital por causa da greve

Bissau, 12 Jun. 13 (ANG) - Os doentes estão a abandonar o Hospital Nacional Simão Mendes por falta de atendimento, devido a greve em curso no sector da saúde, decretada pelos dois sindicatos da saúde, apurou hoje a ANG

 Alguns pacientes confirmaram que na Pediatra, os serviços do recobro se encontram sem um único médico, estando os quartos completamente vazios.

Em declarações à ANG, Braima Sila, um dos elementos da comissão da greve que se encontrava de piquete disse que o serviço mínimo está a ser observado na urgência e pequena cirurgia com um médico e um enfermeiro para atender os pacientes.

 Sila acrescenta que a maternidade dispõe igualmente de um médico, uma parteira e um enfermeiro, e que o serviço de pediatria também tem um médico e duas enfermeiras, e de cuidados intensivos um médico e um enfermeiro permanente.

 Segundo Sila, não houve, pelo menos até terça-feira, nenhum consenso entre os sindicatos e o governo, tendo este cumprido apenas o pagamento de um mês aos novos ingressos, faltando pagara cinco meses de salários em atraso.

“ Entre os setes pontos que constam no caderno reivindicativo, os mais polémicos são a mudanças de letra, efectivação e pagamento de subsídios de isolamento e vela”, disse.

 Braima Sila informou que ainda hoje vão entregar outro pré-aviso de greve para iniciar uma nova paralisação na próxima segunda-feira com duração de 15 das úteis.

ANG/AALS/JD



Sem comentários:

Enviar um comentário