quinta-feira, 6 de junho de 2013

 Surto de diarreia mata sete em 113 pessoas infectadas em Tombali

Bissau, 06 Jun. 13 (ANG) - O Director-geral da Prevenção e Promoção de Saúde, do Ministério da Saúde Pública, Umaro Bá, confirmou hoje a existência do surto de diarreia na tabanca de Catungo, região de Tombali, o qual já provocou 7 mortos entre as 113 pessoas infectadas.

“Enviamos uma equipa médica com medicamentos no sentido de fazer face a situação nesta localidade para evitar a propagação da doença, felizmente a situação está sob controlo das autoridades de saúde”, afirmou o Director Geral da Prevenção de Saúde, em declarações à Agência de Notícias da Guiné-ANG.

Umaro Bá disse que entre os 113 casos verificados alguns foram diagnosticados como sendo casos de cólera, razão pela qual aconselha as populações locais a fazerem uma limpeza geral das suas habitações e arredores.

Umaro Bá disse que é difícil estancar o surto da diarreia nesta tabanca porque a situação sanitária é muito precária, uma vez que os animais e os homens consomem a mesma água.

O director geral de prevenção e promoção de Saúde do Ministério da Saúde Pública afirmou que a má qualidade da água consumida pela população, a falta de higiene e o desrespeito às medidas de prevenção, transmitidas pelos responsáveis de saúde, são, entre outros, factores que dificultam o combate dessa doença.

“ A persistência do surto de diarreia na tabanca de Catungo tem a ver com o incumprimento das medidas preventivas por parte da própria população da referida tabanca”, informou Umaro Bá em declarações a ANG.

Por outro lado revelou que a referida tabanca não dispõem actualmente de um centro de saúde, isso divido a uma tempestade que destruiu o edifício onde estes serviços funcionavam, provocando desta forma o isolamento da tabanca em termos de assistência médica.

Umaro Bá exortou a população a respeitar os conselhos dados pelos técnicos da saúde porque estes são a única forma de evitar o contágio.

ANG/LPG; BI

     

Sem comentários:

Enviar um comentário