segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cerca de 400 tabancas da Guiné-Bissau já não defecam nas matas

Bissau, 24 Jun. 13 (ANG) - Trezentas e cinquenta e cinco tabancas da Guiné-Bissau pararam de  defecar nas matas enquanto que outras 551 foram despertadas para as consequências desta pratica.

A constatação ficou patente durante um encontro  “djumbai” sobre o tema “Saneamento Total Liderado pela Comunidade (CLTS) ” no passado dia 21, entre representantes de instituições do Estado, ONG, s, Jornalistas e organizações internacionais, organizado pelo UNICEF.

Nessas tabancas  foram construídas 6.593 latrinas e que estão sendo usadas por 46.151, pessoas enquanto que 3.519 outras retretes foram reabilitadas para o uso de 24.633 pessoas.

O saneamento Total Liderado pela Comunidade é uma abordagem que visa acabar com a defecação  ao céu aberto , resultando em comunidades livres do mesmo e está sendo implementada desde 2010, através da constituição de um núcleo envolvendo o governo, ONG, s e Organizações Internacionais. Na sub-região africana 19 países estão  a desenvolver esta iniciativa.

“As comunidades devem possuir latrinas, usa-las, lavar as mãos antes e depois do uso das mesmas”, aconselhou Domingos Chiconela, responsável da área de água e saneamento no escritório da UNICEF em Bissau, durante o encontro que serviu para a avaliação do que foi feito até aqui no domínio da aplicação do CLTS,  no qual se analisou  os desafios e as perspectivas futuras.

Em resultados dos trabalhos já feitos pelo menos 100.000 pessoas das tabancas de 19 sectores assumiram o compromisso de construir suas próprias latrinas e usa-las adequadamente, segundo  Domingos Chiconela.

Chiconela referiu que a aplicação desta pratica resulta numa decisiva contribuição para a promoção da saúde das crianças e de todo o agregado familiar.

“Qualquer mãe sabe quanto gasta nos hospitais com doenças, sobretudo, diarreicas dos filhos. Sabe também dos dias de aulas que a criança perde  porque está doente e as consequências que isso acarreta”, apontou o responsável da água e saneamento do UNICEF.
Para os próximos tempos, o UNICEF perspectiva a implementação  dessa abordagem em mais 187  tabancas. 

ANG/JAM

   


Sem comentários:

Enviar um comentário