quinta-feira, 27 de junho de 2013

Caju: intervenientes debatem formas de melhorar a fileira

Bissau, 27 Jun.13 (ANG) – O Fórum denominado ”Kadju i ca son Kuku”, ou seja o caju não é só a castanha, foi aberto hoje em Bissau, sob o tema “Contributos para a melhoria da Cadeia de Valor do Caju”.

O evento é organizado pela Organização Holandesa de Desenvolvimento (SNV) em parceria com a Fundação Guineense de Desenvolvimento Industrial (FUNDEI) e o Centro de Promoção do Caju (CPC), com financiamento da União Europeia.

Na cerimónia de abertura, a representante interina da SNV na Guiné-Bissau, Maria Carreiro, considerou que é bom que a importância do caju, enquanto produto de venda e principal cultura de exportação no país, seja sobejamente conhecida.

 Carreiro salientou que, o sector de caju carece ainda de organização, acrescentando que uma melhor estruturação do sector permitirá a melhor distribuição de valores pelos diferentes actores de carreira, a diminuição da vulnerabilidade dos produtores face aos desafios do mercado e uma maior retenção do seu valor no país.

“Esperemos que este fórum seja o primeiro passo para a necessária organização da carreira de caju. Uma carreira que necessita da contribuição de todos os actores mostrando os seus direitos, interesses e responsabilidades”, frisou a representante da SNV.

Por sua vez, a Coordenadora do Centro de Promoção de Cajú (CPC), Nbalia Queita, disse que a iniciativa representa uma oportunidade para se debruçar sobre as formas de trabalhar em conjunto para rentabilizar, tirar proveito e mudar a tendência da exportação do caju em bruto.

“Estamos actualmente a exportar a castanha em bruta, o que significa que estamos a exportar valor acrescentado e a gerar empregos noutros países”, sublinhou.

Segundo Saliu Bá, que representou a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS) esta organização financiou em 2012 ao FUNDEI no valor de 240 milhões de francos CFA para fins de transformação e comercialização da castanha de cajú, para a qual foram adquiridos quase 3 mil toneladas para o processamento.

“A Câmara está a preparar a assinatura com o Governo de um Convénio para a utilização do FUNPI para a salvação da presente campanha de caju”, revelou Salu Bá.

Durante os trabalhos do fórum “Kadju i ka son Kuku”, com a duração de um dia, serão debatidos os temas “O Papel da Transformação no Desenvolvimento da Fileira de caju na Guiné-Bissau, A regulamentação no sector de caju, Desafios e Oportunidades da semente ao pomar e Caju Made in Guiné-Bissau”.
ANG/ÂC








Sem comentários:

Enviar um comentário