quinta-feira, 6 de junho de 2013

Bombeiros ainda sem meios para cumprimento de sua missão

Bissau, 06 Jun. 13 (ANG) – O Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) afirmou hoje que a falta de meios materiais e o não respeito as leis constituem os principais obstáculos ao funcionamento do seu serviço.

Em exclusivo para a ANG, Malam Djaura, considerou de difíceis os últimos cinco meses de exercício devido a falta de meios para o combate ao incêndio, e adiantou que durante esse período tudo o que fora feito se deve a colaboração de parceiros externos.

Quanto a produção de leis que orientam os SNPC, Malam Djaura adiantou que já está aprovado a Estratégia de Redução de Riscos e Catástrofes estando em fase de aprovação a lei sobre a Plataforma dos Riscos e Catástrofes.

Djaura admite que a aprovação e aplicação dessas leis poderão facilitar a instituição na obtenção de mais apoios externos.

 Djaura fez questão de destacar que mesmo tendo meios de trabalho as vezes é difícil intervir devido a inacessibilidade de algumas localidades de incêndio.

Segundo o comandante dos bombeiros a época da chuva como sempre tem sido um período difícil para o corpo do SNPC, devido aos desacatos, por parte das populações, às orientações do SNPC.

Malam Djaura criticou que os seus serviços não são tidos em conta por instituições que interferem em processos de construção de casas e outros imóveis.

“O SNPC deve, segundo a lei, dar o seu parecer sobre qualquer projecto de natureza de construção civil, o que não é o caso na Guiné-Bissau, porque a Câmara Municipal de Bissau, por sua vez, acaba sempre por assumir o protagonismo”, disse.

 Djaura anunciou no entanto que o seu serviço já dispõe de documentos que lhe atribui poderes jurídicos para fechar qualquer instituição ou casa nocturna que carece de condições de segurança. 

ANG/FGS
   


Sem comentários:

Enviar um comentário