terça-feira, 25 de junho de 2013

 Negócios: criadas 832 empresas em dois anos

Bissau, 25 Jun. 13 (ANG) - A Guiné-Bissau conta com 832 empresas das quais 385 pertencem a nacionais, 247 aos estrangeiros e 200 são empresas de capitais mistos, revelou hoje à Agência de Notícias da Guiné-ANG, o Director do Centro de Formalização de Empresas (CFE).

Eduardo Pimentel, que fazia o balanço dos dois anos de existência do CFE, precisou que essas empresas foram criadas entre 2011 e 2013.

Em relação aos sectores de actividade, este responsável disse que o de comércio figura na primeira posição com 545 empresas, seguido pelas áreas da indústria e do turismo.

Abordado sobre as inovações que o CFE pretende implementar, este gestor de empresas afirmou que pretendem “manter a performance do Centro” e a curto prazo, com o apoio da União Europeia, criar o chamado “ CFE Móvel”, com vista a criar empresas junto dos interessados no interior do país, nomeadamente, em Bafatá, Gabú, Canchungo, e São Domingos.

O Director do CFE destacou que, com a criação desta instituição pública em Maio de 2011, hoje em dia na Guiné-Bissau se cria e formaliza uma empresa em “apenas um dia”. Deferente, segundo ele, da situação anterior em que, conforme a Doing Busness, organização norte-americana que avalia o ambiente de negócios no mundo, eram precisos 223 dias para se criar uma firma no país.

Entretanto, Eduardo Pimentel afirmou que com a “situação conjuntural” vigente, em consequência do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, “houve uma pequena redução entre 10 e 15% em relação a média normal de formalização de 42 a 46 empresas que se registavam mensalmente.

Pimentel disse esperar que depois das eleições gerais previstas para este ano, a situação “se volte ao ritmo normal”.

O Director do Centro de Formalização de Empresas disse que o CFE está aberto não só para a criação de empresas mas também para apoios em termos de a informação, sobretudo, às empresas estrangeiras.

Eduardo Pimentel apela ao empresariado nacional do sector informal para que formalize as suas firmas junto ao CFE “, dado que, “o seu custo é barato”, e que se o fizer terá possibilidades de acesso aos créditos bancários. 

ANG/QC


Sem comentários:

Enviar um comentário