quinta-feira, 13 de junho de 2013

União Europeia e União Africana saúda progressos na transição na Guiné-Bissau

Bissau, 13 Jun.13 (ANG) – A União Europeia (UE) e a União Africana (UA), saudaram a constituição de um novo governo inclusivo na Guiné-Bissau, na sequência do entendimento político entre os dois principais partidos do país.

Segundo um comunicado distribuído hoje a que a ANG teve acesso, as duas organizações, reuniram-se no passado dia 11 do corrente mês, em Adis Abeba, o Comité de Paz e Segurança da União Europeia e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana, no âmbito da sua 6º Reunião Anual consultiva no quadro da estratégia conjunta.

As duas organizações afirmam esperar que o actual Governo de Transição dê prioridade às eleições democráticas que levem à restauração da ordem constitucional antes do fim do ano.

A reunião saudou também a disponibilidade da União Europeia em prestar apoio técnico e financeiro ao processo eleitoral, uma vez que um roteiro apropriado seja adoptado.

As duas partes concordaram ainda na necessidade de fazer uma reforma estruturante das Forças Armadas e de Segurança, bem como enfatizaram a necessidade de uma luta eficaz contra o crime organizado e o tráfico de drogas como também a prática de pesca ilegal.

 Realçaram ainda a pertinência da protecção dos Direitos Humanos, do restabelecimento de um Estado de Direito e de pôr fim à impunidade.

A União Europeia e a União Africana, sublinharam a importância de preservação e gestão durável dos recursos naturais da Guiné-Bissau, incluindo a exploração sustentável dos recursos marinhos e terrestres.

Finalmente elogiaram os esforços conjuntos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade dos países da Língua Portuguesa (CPLP), da União Europeia e das Nações Unidas para o regresso da ordem constitucional e à estabilidade na Guiné-Bissau.

Afirmam que deve ser anunciado o próximo envio duma segunda missão de avaliação com vista a encorajar as partes interessadas em cumprir todas as condições para a realização das eleições livres, justas e transparentes antes do final do ano.

ANG/ÂC





Sem comentários:

Enviar um comentário