quinta-feira, 6 de junho de 2013

“Servidores do Estado têm salários em dia”, afirma Porta-Voz do Governo de Transição

Bissau, 06 Jun. 13 (ANG) – O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e dos Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo de Transição, disse que conseguiram honrar o compromisso com os servidores de Estado, pagando os salários em dia, como tem feito o anterior executivo deposto de Carlos Gomes Júnior.

Fernando Vaz, em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG) sobre o balanço de um ano de governação, salientou que o executivo de transição pagou todos os salários da função pública, desde que assumiu a governação, bem como outros atrasados na educação, saúde e outras áreas ligadas à economia.

“Os Embaixadores, por exemplo, receberam três ou quatro meses dos seus ordenados de um acumulado de oito meses”, sublinhou.

Aquele governante declarou que em relação às despesas não tituladas, herdaram dívidas de pouco mais de sete biliões de francos CFA e actualmente têm essas despesas regularizadas.

Ao nível dos investimentos, ou seja, do Programa do Investimento Público, Fernando Vaz revelou que o Governo de Transição não pode avançar muito, acrescentando que, contudo, fizeram alguma coisa, não obstante a conjuntura do bloqueio internacional imposta ao país.

Disse que o Governo com os seus meios próprios, para além de pagar salários e garantir a alimentação às Forças Armadas, assegurou o fornecimento da luz eléctrica, o mínimo para funcionamento dos hospitais, escolas etc.

O Porta-Voz do Governo disse que no sector da Energia, é já uma realidade a construção de uma Central Eléctrica nos arredores de Bissau com a capacidade para dez megas na primeira fase, facto que nunca aconteceu na Guiné-Bissau acerca de 50 anos da independência.

“Ainda no domínio da energia eléctrica, o Governo de Transição conseguiu fazer chegar a luz às tabancas mais longínquas do país que há 500 anos tiveram a corrente eléctrica. Portanto, nós conseguimos levar a luz às estas localidades e ainda há uma melhoria da distribuição da iluminação pública na capital Bissau e será continuado”, vincou o governante em entrevista à ANG.

Fernando Vaz afirmou que o Governo de Transição já encomendou os postos públicos de iluminação solar e que estão prestes a chegar ao país, e que serão colocados em quase todos os bairros de Bissau e no interior.

ANG/ÂC




 


Sem comentários:

Enviar um comentário