quinta-feira, 30 de setembro de 2021

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)


Desporto
/Novo Presidente da Federação de Desporto para Deficientes promete trabalhar na capacitação de seus técnicos

Bissau, 30 set 21 (ANG) – O Presidente recém-eleito da Federação de Desporto para Deficientes prometeu trabalhar na formação dos técnicos e dirigentes da organização.

Osvaldo Indi fez esta promessa  quarta-feira após a sua eleição por um mandato de 4 anos, na Assembleia Eletiva da referida federação desportiva.

“Se temos recursos humanos bem preparados vamos poder fazer trabalho com facilidade. Apostar na formação dos técnicos e dirigentes vai nos ajudar a cumprir  outros objetivos, nomeadamente, praticar desporto, mobilizar atletas ou buscar talentos para a nossa federação e prepará-los para jogar ao nível nacional”, disse.

Osvaldo Indi acrescenta  que vai pedir a colaboração da antiga direção, prometendo começar onde essa havia parado, visando   maior visibilidade aos trabalhos da federação.

Promete criar melhores condições aos atletas.

 “Sabemos que a condição de país não está nada bem, mas vamos ver o que é possível fazer para garantir aquelas condições mínimas que os atletas devem ter, como os de outros países, embora as condições dos países são diferentes”, frisou.

Em exlusivo à ANG, o Secretário-geral do Comité Paraolímpico, Vladimir Tidjane Silva Sanó pede  ao novo presidente da Federação de Desporto para Deficientes  para  diversificar as modalidades desportivas, e promover  mais eventos para se criar mais  harmonia entre os dirigentes e organizações de pessoas com deficiência.

Segundo Vladimir Sanó o Comité Paraolímpico integra mais de 22 modalidades desportivas, mas que actualmente são praticadas apenas  Basquete, Volei sentado e Atletismo.

“Temos o atletismo só na categoria T46 e T11 que são de deficientes visuais e imputados braços. Mas ainda existem conjuntos de atividades que não estão a ser praticadas por falta de condições materiais e espaços para tal”, lamentou Sanó, prometendo trabalhar em colaboração com a nova direção para se mudar essa situação.  ANG/DMG//SG

 

Inacep/Director-geral diz que a Gráfica Pública dispõe de condições técnicas e materiais para produção do BI, Passaporte e outros documentos

Bissau, 30 set 21 (ANG) – O Director-geral  da Imprensa Nacional/Empresa Pública (INACEP) afirmou hoje que a instituição que dirige dispõe de condições técnicas e materiais para assumir a produção de todos os documentos que constam no Decreto número 10/2020, entre os quais, Bilhete de Identidade, Carta de condução e Cartão de cidadão Estrangeiro.

Paulino Mendes que falava em exclusivo a Agência de Notícias da Guiné (ANG) na sequência da visita  de duas semanas que efectuou, recentemente  à Portugal, sustentou que a INACEP  reúne condições para a produção dos referidos documentos com melhor qualidade e segurança.

“A titulo de exemplo, hoje em dia, não é facil encontrar um passaporte guineense falso ou seja é praticamente infalsificável e se existir é facil de identificar”, asegurou.

O director da INACEP lamentou o que diz ser  movimentações “estranhas” que estão a dificultar a implementação do Decreto número 10/2020, por pertencer a actual legislatura, ao Governo e promulgado pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

Paulino Mendes disse que o processo de transição de produção dos documentos só poderia demorar se houvesse até presentemente um contrato válido com a empresa Semelec, que fazia a produção do  Bilhete de Identidade(BI).

Disse que, mesmo com o fim do contrato, e após uma paragem para se preparar a transferência ou entrega da produção do BI à Inacep, tudo voltou a estaca zero.

Por isso, apela à intervenção do  Presidente da República,”porque entre uma das competências e atribuições, é garante não só da Constituição mas também de demais leis”.

Paulino Mendes disse  esperar que  a INACEP comece dentro em breve a  produzir os referidos documentos. Porque, segundo diz,” não é possivel que o Ministro da Justiça  “sequestre” a aplicação de um diploma”.

O Decreto número 10/2020 foi promulgado recentemente pelo Presidente da Republica e atribuiu à  INACEP, e em regime de exclusividade, a competência de produção de um conjunto de documentos oficiais do Estado nomeadamente, Passaporte, Boletim Oficial que já estão a ser produzidos pela grafica Nacional, o Bilhete de Identidade, a Carta de Condução, Livretes e Cartão do cidadão estrangeiro.

Por essa razão, Mendes considera que não deve haver conflito na interpretação da Lei e nem puxa-puxa, porque  cabe ao Estado definir a entidade que deve produzir esses documentos, e  que essa entidade é a INACEP,  uma “empresa credível”.

“Até porque se cria uma situação cómoda  ao Estado em termos de prestação de serviço, ter um único centro onde as suas bases de dados estão domiciliadas”, enalteceu Paulino Mendes.  

Acrescenta  que à INACEP foi atribuida a responsabilidade de produção ou seja de impressão de documentos e não emissão, razão pela qual exorta  as entidades que até aqui emitem e produzem docuementos a transferência  da produção dos mesmos para a  gráfica pública, em cumprimento do Decreto 10/2020.

Em relação a sua deslocação à Portugal Paulino Mendes disse que foi buscar soluções que podem alavancar a Inacep, que diz se confrontar com dificuldades.

Anunciou a vinda ao país, no proximo mês, de uma equipa da empresa Casa da Moeda de Portugal para conhecer as reais necessidades da gráfica nacional.

Com a Casa da Moeda a Inacep estebelecera um acordo que inclui a formação de quadros.

Disse ter aproveitado para visitar a Quiocera, uma empresa que fornece à INACEP materiais electrónicos e um outro parceiro Fernando Macera, dono de uma  gráfica de consertação de máquinas e que também deverá estar no país brevemente para proceder a reparação de alguns equipamentos da Inacep.

“O uso dos recursos externos não é sustentável.É precisso encontrar uma parceria para o reforço das capacidade técnicas do pessoal da INACEP no dominio gráfico”, disse Paulino Mendes. ANG/LPG//SG

 

 

Função Pública/Ministério das Finanças transfere processamento da folha salarial para o Ministério da Administração Pública

Bissau,30 Set 21(ANG) - O Ministério das Finanças, através da Secretaria de Estado de Tesouro, procedeu, na terça-feira, a transferência formal do processamento da folha salarial dos 36 mil funcionários do Estado para o Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, conforme orienta a nova lei em vigor, aprovado em Conselho de Ministros desde julho passado.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té, que na ocasião, demonstrou o quanto este ato havia constituído uma luta de vários anos.

Garantiu a criação de condições aos técnicos da Administração Pública de modo a se apropriarem das ferramentas necessárias para a realização dessa tarefa, já a partir de outubro próximo.

Questionado sobre como resolver o problema de enquadramento do pessoal sem vínculo com o Estado, Ilídio Té lamentou a incapacidade do Ministério das Finanças em poder absorver esses funcionários, salvo os poucos que vão conseguir apurar no concurso público.

Por sua vez, o ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social manifestou o desejo de, a partir do mês de outubro, seja a sua instituição a processar a folha de salário com a colaboração dos técnicos das Finanças.

Tumane Baldé disse que o Governo quer, com essa transferência, encurtar os procedimentos, isto é, que Administração Pública, enquanto gestor dos recursos humanos, passe a gerir a folha de salário, permitindo uma gestão mais justa e equitativa.ANG /jornalnopintcha

 


São Tomé e Príncipe
/Umaro Sissoco Embaló participa na cerimónia de investidura  do novo Presidente Carlos Nova

Bissau 30 Set 21(ANG) – Os Chefes de Estados guineense e português Umaro Sissoco Embalo e Marcelo Ribelo de Sousa foram os únicos presidentes dos países lusófonos que vão estar presentes no acto de empossamento do novo Presidente da República de São Tomé e Príncipe, no próximo dia 02 de Outubro, entre os 300 convidados para o evento.

De acordo com a Rádio Sol Mansi, que cita fontes da  organização do evento contactadas pela Lusa, a cerimonia de posse de Carlos Vila Nova terá início às 9 horas locais, no Palácio da Assembleia Nacional Popular daquele país numa sessão solene perante deputados e centenas de convidados nacionais e estrangeiros .

A Rádio Sol Mansi indica que já foram confirmados, entre outras, a presença de Cabo Verde,  através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guiné Equatorial, cujo o  representante não foi anúnciado.

A  emissora católica guineense ainda refere que  o programa de investidura de Carlos Nova  prevê, para além dos actos  protocolares, a leitura da mensagem de saudação do Presidente da Assembleia Nacional, Delfim Neves e o discurso do novo Chefe do Estado, depois de fazer o juramento .ANG/MSC/ÂC//SG

 

               Diplomacia/Coreia do Norte rejeita diálogo com Estados Unidos

Bissau, 30 Set 21 (ANG) - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, rejeitou a proposta de diálogo com os Estados Unidos e acusou o Presidente Joe Biden de continuar “a política hostil dos seus antecessores”.

Washington negou ter "qualquer intenção hostil" em relação a Pyongyang e renovou o apelo ao diálogo.

O líder norte-coreano chamou de "fachada" às propostas norte-americanas para conversações e acusou o presidente Joe Biden de continuar a “política hostil das administrações anteriores".

Em resposta, Washington reiterou o apelo ao diálogo, reafirmou não ter "qualquer intenção hostil" em relação à Coreia do Norte e mostrou disponibilidade “para um encontro com funcionários norte-coreanos sem condições prévias”.

Em contrapartida, Kim Jong-un anunciou que vai restabelecer as linhas de comunicação directas entre as duas Coreias no início de Outubro. Este passo seria um avanço simbólico porque desde Janeiro de 2020 que as linhas só funcionaram 15 dias este verão.

Esta semana, a Coreia do Norte anunciou ter testado um novo míssil hipersónico que, a ser confirmado, poderia ser um progresso tecnológico importante.

Esta quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência para falar sobre a Coreia do Norte, a pedido dos Estados Unidos, da França e do Reino Unido.    

As conversações entre Washington e Pyongyang têm estado paradas desde uma cimeira fracassada em Hanói, em 2019, entre Kim Jong-un e o então Presidente dos EUA, Donald Trump.ANG/RFI

 

 

 

Diplomacia/Representante Especial da ONU reafirma apoio à Guiné-Bissau para sair definitivamente da crise política

Bissau, 30 Set 21(ANG) - O representante especial do Secretário-geral das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, Mahamat Saleh Annadif, reafirmou o apoio desta organização à  Guiné-Bissau para que  “saia definitivamente das sucessivas crises políticas”.

“Como sabem estive em meados de junho último em Bissau, no início das minhas funções e hoje estou de novo no país, no quadro do engajamento da ONU de acompanhar a Guiné-Bissau, de forma a sair, definitivamente, das sucessivas crices políticas”, disse Mahamat Saleh Annadif, em declarações à imprensa, a saída, quarta-feira, de uma audiência com o Presidente da República.

Durante a sua permanência no país, Annadif prevê  encontros  com as autoridades nacionais sobre a evolução da situação política no país, um ano depois da retirada do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Na quarta-feira,  Mahamat Saleh Annadif reuniou-se com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, com quem abordou a situação política no país e já se encontrou com o Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam
. ANG/ÂC//SG

                 
                    Cabo Verde
/Começou a campanha para as presidenciais

Bissau, 30 Setb 21 (ANG) - A campanha eleitoral para as Presidenciais de 17 de Outubro, em Cabo Verde, arrancou esta quinta-feira com sete candidatos.

Esta é a primeira vez que o arquipélago regista sete candidatos oficiais a Presidente da República em eleições directas, depois de até agora o máximo terem sido quatro, em 2001 e 2011.

A campanha  arrancou às zero horas com as acções dos sete candidatos que concorrem ao Palácio do Plateau para escolherem os principais centros urbanos para os contactos com os eleitores, Mindelo e cidade da Praia.

O ex-chefe de governo Carlos Veiga, apoiado pelo MPD e a UCID, já fez uma caminhada da praia da Gamboa até ao porto da cidade da Praia, onde conversou com os pescadores.

 O ex-primeiro-ministro José Maria Neves, apoiado pelo PAICV, é esperado esta tarde em São Vicente onde tem agendado um comício no bairro de Monte Sossego.

Os candidatos formados em Direito, Hélio Sanches e Casimiro de Pina, realizam actividades de campanha na ilha de Santiago e os outros três candidatos: o médico, Gilson Alves; o engenheiro naval, Fernando Rocha e o professor Joaquim Monteiro realizam contactos porta-a-porta em São Vicente.ANG/RFI

 

 


UEMOA
/Presidente da República garante apoio ao sector privado da organização comunitária para implementação da ordem comercial

Bissau,30 Set 21(ANG) - O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, disse quarta-feira que vai dar todo o seu apoio para a implementação de uma ordem económica e comercial adequada na zona da União Económica e Monetária Oeste Africana  (UEMOA).

O chefe de Estado guineense falava na cerimónia de abertura da segunda reunião ordinária do Gabinete da Câmara Consular Regional da UEMOA, que decorre de 29 a 30 do mês em curso, numa das unidades hoteleiras de Bissau.

Na ocasião, salientou que  Estado, enquanto  regulador sensato, vai empenhar-se na promoção de condições que favorecem o investimento económico e a criação de um bom ambiente jurídico, fiscal e comercial.

A Câmara Consular Regional da UEMOA (CCR-UEMOA) é um órgão consultivo da união, cuja principal missão é criar condições para a implicação efetiva do setor privado comunitário no processo da integração regional.

No âmbito da reunião, distinguiu o chefe de Estado guineense com a ordem honorífica da instituição, pelo seu empenho e o apoio dado ao setor privado nacional e comunitário.

Para o chefe de Estado guineense, a reunião da CCR-UEMOA é um evento importante, capaz de promover a troca de informações e experiências entre os participantes.

“O encontro está a ser realizado em Bissau, o que é certamente um ato de solidariedade comunitária para com todos os atores económicos guineenses, e muitos dos quais são membros da nossa Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços”, realçou.

Embaló  agradeceu a Câmara Consular da UEMOA pela distinção  e disse esperar que a Câmara Consular continue a reforçar a sua parceria estratégica com os Estados Membros da UEMOA, no propósito comum de promover o crescimento económico e o bem-estar dos povos dessa comunidade.

Por sua vez, o presidente da Câmara do Comércio , Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau, Mama Samba Embaló, disse que a instituição que dirige pretende afirmar a sua liderança no desenvolvimento do empresariado e empreendedorismo guineense como vetor socioeconómico nacional, e que pretende ainda dar o  contributo lusófono no contexto sub-regional africano a nível da  UEMOA.

“A CCIAS da Guiné-Bissau, na qualidade de representante do país a nível da CCR-UEMOA, vem demostrando, cada vez mais, o nosso inquestionável compromisso  de sermos um importante e estratégico parceiro do governo”, notou.

Mama Samba Embaló disse que é imprescindível e urgente a devolução ao setor privado nacional dos seus direitos legitimamente determinados e aprovados pelos Chefes de Estados e de Governo da UEMOA, com vista ao regresso das instituições e entidades nacionais que deverão ficar sob tutela da CCIAS, em conformidade com as recomendações da UEMOA e CEDEAO: 

A UEMOA é uma organização de integração regional criada em 1994, junta oito países, nomeadamente: Benin, Burquina Fasso, Costa de Marfim, Mali, Níger, Senegal, Togo e a Guiné-Bissau, que aderiu àquela organização em 1997.ANG/O democrata

 

Justiça/Ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy condenado por financiamento ilegal

Bissau, 30 Set 21 (ANG) – O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy foi hoje considerado culpado de financiamento ilegal na sua campanha de reeleição em 2012, sete meses depois de também ter sido condenado por tráfico de influências.

O tribunal considerou que o antigo chefe de Estado francês, que liderou o país entre 2007 e 2012, beneficiou de um sistema de dupla contabilidade criado para poder ultrapassar os limites de despesas com a campanha impostos pela legislação francesa.

A nova condenação surge sete meses depois de Sarkozy ter sido condenado, em primeira instância, a três anos de prisão, um dos quais efetivo em prisão domiciliar, por corrupção e tráfico de influências, estando, no entanto, em liberdade até decisão do recurso interposto.

Sarkozy, que não esteve presente hoje no tribunal de Paris para o anúncio do veredicto, foi acusado de ter gastado quase o dobro do valor máximo legal (22,5 milhões de euros) na candidatura à reeleição em 2012, que perdeu para o socialista François Hollande.

Sarkozy negou ter sido responsável por qualquer irregularidade.

O antigo Presidente, atualmente com 66 anos, não foi acusado pelo sistema de faturas falsas usado no processo para ocultar os gastos excessivos da campanha, mas de ter ignorado alertas claros sobre os riscos de ultrapassar o limite e de ter beneficiado com a fraude, que lhe permitiu ter financiamentos além dos autorizados pela lei.

O processo de hoje envolve ainda outros 13 arguidos, acusados nomeadamente de fraude ou cumplicidade

O Ministério Público francês pediu uma pena de prisão efetiva de seis meses, uma pena suspensa de seis meses e uma multa de 3.750 euros.Inforpress/Lusa/Fim

 

 

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

  Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

 Diplomacia/ PR nomeia novos embaixadores para Angola e Bélgica

Bissau, 29 set 21 (ANG) – O Presidente da República  Umaro Sissoco Embaló nomeou  terça-feira dois novos Embaixadores para Republica de Angola e o Reino de Bélgica.

Foto Arquivo

De acordo com o Decreto tornado público pelo Porta-voz da Presidência da República, Cherno Baldé, Apolinário Mendes de Carvalho,foi nomeado  Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Republica da Guiné-Bissau em Angola.

Apolinário Mendes de Carvalho desempenhava essas funções no reino da Bélgica comulativamente com as de representante da Guiné-Bissau junto da União Europeia.

Alfredo Lopes Cabral, Segundo o Decreto numero 64/2021 foi nomeado  Embaixador Extraordinario e Plenipotenciário da Republica da Guiné-Bissau no reino da Bélgica, funções que exercerá cumulativamente com as de representante da Guiné-Bissau junto da União Europeia.

Conforme o decreto, Alfredo Lopes Cabral, era até então Conselheiro do Presidente da República para assuntos diplomáticos.

ANG/MI /LPG//SG

                 
 Guiné-Conakry/Junta no poder divulga Carta de Transição 

Bissau, 29 Set 21 (ANG) -, o Comité Nacional para a Coligação e Desenvolvimento (CNRD) ,três semanas depois da tomada do poder na Guiné Conakry, publicou segunda-feira a Carta de Transição, como lei fundamental até à aprovação de uma nova Constituição. 

O presidente e os membros da transição, precisa o texto lido nas ondas da Televisão Nacional, não serão candidatos a nenhuma eleição nacional ou local.

Os órgãos de transição são o Presidente, o Governo, chefiado por um primeiro-ministro, e o Conselho Nacional de Tranição (CNT), composto por 81 membros, oriundos das forças vitais da nação, em particular partidos políticos, a sociedade civil, a diáspora,  organizações sociais, profissionais e religiosas.

A carta confirma o coronel Mamady Doumbouya como presidente da transição e prevê um Governo chefiado por um primeiro-ministro civil.

O texto, que não dá detalhes sobre a duração da transição, sublinha que nenhum membro das instituições dissolvido a 5 de Setembro, poucas horas depois do golpe de Estado que derrubou o Presidente da República, Alpha Condé, vai figurar na lista de 81 membros do CNT.

Desde a sua independência em 1958, a Guiné Conakry passou por três transições, nomeadamente em 1984 depois do golpe de Estado ocorrido um dia depois da morte do primeiro Presidente do país, Ahmed Sekou Touré, em 2008, após a tomada do poder por jovens oficiais poucas horas após a morte do então chefe do Estado, general Lansana Conté.ANG/RFI

 Transportes e Comunicações/Ministro promete trabalhar para superar dificuldades encontradas em diferentes serviços sob sua tutela

Bissau,29 Set 21(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações disse que irá trabalhar com os responsáveis de diferentes instituíções sob  sua tutela, para transformar  as suas fraquezas em forças, de forma a vencer os desafios que têm pela frente.

A promessa de Augusto Gomes foi feita em declarações à imprensa no final de uma visita, terça-feira, ao Instituto Nacional de Meteorologia, a Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau, ao Serviço Nacional Aeroportuário(NAS) e a Agência para Segurança da Navegação Aérea em África e Madagascar(Asecna).

Perguntado sobre as principais dificuldades constatads nestas instituições durante a visita, o governante disse que elas variam de uma para outra, frisando que em relação ao Instituto Nacional da Meteorologia, se depara com uma sistução em que o seu quadro de funcionamento está muito comprometido, por falta de condições que o Governo não consegue criar neste serviço, para que cumpra a sua missão.

“Nós sabemos que a previsão de tempo constitui um elemento de fundo para todas as políticas agrárias. Não podemos pretender transformar a economia da Guiné-Bissau através de agricultura sem ter em conta  o papel da previsão de tempo, daí  entra a importância da meteorologia para a economia da Guiné-Bissau, mas também para o componente humana, no que se refere  a segurança do tráfego aéreo”, explicou.

Em relação a Agência de Aviação Civil, Augusto Gomes disse que foi dos serviços mais afectados com a situação da pandemia da Covid-19, ao nível mundial, acrescentando que “se fossemos um país forte”, esse sector receberia subvenções do Governo.

“Essa instituição se depara igualmente com problemas de funcionamento nos seus diferentes seerviços e há uma necessidade de o Governo reagir”, disse.

Em relação aos serviços da Asecna, Augusto Gomes realçou que a Aviação Civil têm melhorias em termos de infraestruturas aeroprotuárias nomeadamente a pista, os scanners adquiridos pelo Governo e todo um trabalho de recuperação  das infraestruras que  encoraja à todos de que  o futuro será melhor.

“Temos igualmente a ideia de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Bissau com um parceiro turco, o que nos dá mais esperança”, referiu Augusto Gomes.

ANG/ÂC//SG

             
 Afeganistão/Pentágono admite ter sobreestimado exército afegão

 

Bissau, 29 Set 21(ANG) – O Pentágono admitiu terça-feira ter subestimado a desmoralização do exército afegão, cujo colapso nos últimos dias de retirada das forças militares dos EUA em Cabul permitiu aos talibãs chegar ao poder sem dificuldade.

“Construímos um Estado, mas não conseguimos criar uma nação”, admitiu o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, que explicava aos senadores o fim caótico da guerra no Afeganistão.

“O facto de o exército afegão – que treinámos com os nossos aliados – ter entrado em colapso (muitas vezes sem disparar uma bala) apanhou-nos de surpresa”, explicou Austin.

“Não conseguimos perceber o nível de corrupção e incompetência dos seus altos oficiais; não medimos os danos causados pelas mudanças frequentes e inexplicáveis decididas pelo Presidente Ashraf Ghani no comando; não fomos capazes de prever o efeito ‘bola de neve’ dos acordos feitos pelos talibãs com quatro comandantes locais após o acordo de Doha; nem percebemos como o acordo de Doha desmoralizou o exército afegão”, enumerou o secretário de Defesa, durante uma sessão no Senado dos EUA.

Também o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas norte-americanas, general Mark Milley, admitiu perante os senadores que a decisão de retirar os conselheiros militares destacados para unidades afegãs contribuiu para sobrestimar a capacidade do exército afegão.

“Não fomos capazes de avaliar totalmente o nível moral e a vontade do comando. Podemos contar aviões, camiões, veículos, carros (…), mas não conseguimos medir o coração humano com uma máquina”, explicou o general.

O Governo do ex-Presidente Donald Trump assinou em 29 de fevereiro de 2020, em Doha, no Qatar, um acordo histórico com os talibãs, que previa a retirada de todos os soldados estrangeiros antes de 01 de maio de 2021, em troca de garantias de segurança e da abertura de negociações diretas entre insurgentes e as autoridades de Cabul.

Após vários meses de reflexão, o atual Presidente, Joe Biden, que tomou posse em janeiro passado, decidiu respeitar esse acordo, ao mesmo tempo que prorrogou o prazo de retirada para 31 de agosto.

Hoje, na sessão do Senado, foram notadas divergências entre o secretário de Defesa e o chefe do Estado-Maior, quando um dos senadores os interrogou sobre se a reputação dos Estados Unidos tinha ficado “danificada” por causa do processo de retirada dos soldados norte-americanos no Afeganistão.

“Acho que a nossa credibilidade junto dos nossos aliados e parceiros no mundo, assim como junto os nossos adversários, está a ser reexaminada com muito cuidado. ‘Danificada’ é uma palavra que pode ser usada, sim”, disse Mark Milley.

“Acho que a nossa credibilidade continua forte”, respondeu Austin, discordando do chefe do Estado-Maior.

ANG/Inforpress/Lusa

 Covid-19/Autoridades policiais prenderam  mais de 600 cidadãos por incumprimento de uso obrigatório de máscara

Bissau, 29 Set 21(ANG) -  A Brigada de Intervenção Reserva (BIR) em colaboração  com a Polícia de Ordem Pública (POP) prenderam na terça-feira mais de 600 cidadãos surpreendidos nas ruas de Bissau sem máscara fácial cujo o uso corecto é obrigatório no quadro do decreto sobre o Estado de Caamidade em curso no país, no âmbito do combate a Covid-19.

Em conferência de imprensa, os responsáveis da operação, Ram


alhano Mendes e Timóteo da Silva sustentaram  que o decreto presidencial determina  que nenhum cidadão pode andar na rua sem máscara,mas que, infelizmente, muitos desobedeceram.

Segundo Mendes, os detidos, conforme o decreto, para ficarem em liberdade devem pagar uma multa de 1000 francos cada.

O pagamento é feito aos exactores que o ministério das Finanças indigitou para o efeito.

Revelou que durante operação recebeu uma denúncia de roubo por parte de um cidadão morador em Djaal, arredores de Bissau e  que culminou com  captura de três  homens suspeitos de furto  de duas cabeças de gado bovino e três armas de fogo: um moozer, um caliber 12 e uma AKA, na zona de Safim.

Ramalhano Mendes disse que os três suspeitos de roubo serão conduzidos  ao Ministério Público para a elaboração do respectivo processo judicial.

Um dos suspeitos, Isnaba  Sá confessou que estava a pastar e viu os dois animas e os pegou, e que quando foi descoberto foram para o tribunal do sector de Safim e o obrigaram a devolver os animais.

O suspeito disse que ficou arrependido e prometeu que vai abandonar a prática de furto.

A BIR e a POP realizam agora, diariamente,patrulhas noturnas na capital Bissau e arredores.

ANG/JD//SG 

          Genebra/Director-geral da OMS pede desculpas por abusos sexuais na RDC

 Bissau, 29 Set 21 (ANG) - O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu desculpas pelo comportamento dos funcionários da instituição que abusaram sexualmente dezenas de pessoas na República Democrática do Congo (RDC) e prometeu punir os culpados.


 "A primeira coisa que quero dizer às vítimas e sobreviventes é que sinto muito. Eu sinto muito, sinto muito pelo que foi imposto a vocês por pessoas que foram contratadas pela OMS para servir e proteger", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma entrevista colectiva sobre as conclusões de uma comissão de investigação independente.

Além disso, prometeu "graves consequências" para os culpados.

A comissão independente que investiga a violência e os abusos sexuais cometidos por funcionários da OMS na República Democrática do Congo encontrou "falhas estruturais" e "negligência individual" por parte da organização.

Os abusos foram cometidos por funcionários, recrutados localmente e membros internacionais de equipas de luta contra o surto de Ébola na RDC entre 2018 e 2020, dizem os investigadores, que entrevistaram dezenas de mulheres que receberam ofertas de trabalho em troca de sexo ou que foram violadas.

Nas suas observações iniciais, a comissão de inquérito - lançada em Outubro de 2020 pelo director-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus - mostra um quadro desolador.

O responsável observa "a magnitude dos incidentes de exploração e abuso sexual na resposta ao 10º surto de Ebola, todos os quais contribuíram para aumentar a vulnerabilidade das vítimas, que não receberam a ajuda necessária e a assistência que exigiam essas experiências degradantes".

"É uma leitura comovente", disse Tedros, no início da entrevista colectiva.

A chefe da OMS para a África, Matshidiso Moeti, disse que "como chefe da OMS pedimos desculpas pelo que essas pessoas, essas mulheres, essas meninas sofreram" e prometeu levar em consideração as recomendações da comissão.

A comissão constatou também, após a realização de dezenas de entrevistas, "a percepção de impunidade dos funcionários da instituição por parte das supostas vítimas", assim como o facto de que diante das dezenas de vítimas que se manifestaram, houve "uma ausência total de notificação de casos" a nível institucional. ANG/Angop

terça-feira, 28 de setembro de 2021

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)


Comunicação Social/ Ministro anuncia vinda ao país de uma equipa técnica da RTS  para levantamento das necessidades da TGB

Bissau, 28 Set 21 (ANG)  O ministro da Comunicação Social anunciou hoje a vinda ao país, no proximo mês de outubro,  de uma missão técnica da Radiotelevisão de Senegal(RTS) para  fazer o levantamento das necessidades da Televisão da Guiné-Bissau, em termos de equipamentos para transição do sistema analógico para o Digital.

Fernando Mendonça  falava em conferência de  imprensa sobre a visita efectuada a vizinha República do Senegal, de 22 a 26 de setembro, à convite do seu homólogo senegalês, Abulai Diop, no quadro das relações existentes entre os dois paises.

Mendonça destacou, na ocasião,  que a visita ao Senegal, sobretudo às instituições que regulam o funcionamento dos órgãos de informação naquele país,  ao Jornal le Soleil,  a RTS, e as transmissões de  experiências ali havido permitiram-lhe identificar várias  áreas de cooperação.

“Encontrei no Ministério da Comunicação Social um conjunto de ideias, uma delas é o processo de transição da Televisão Nacional da Guiné Bissau do sistema  analógico para digital, e que deve ser concluido, o mais rapido possivel”, afirmou.

Segundo o governante,essa transição deveria ser concluída em 2015.

Fernando Mendonça reconheceu os trabalhos feitos no passado nesse quadro mas lamenta o atraso no processo que já la vão seis anos, por isso diz ser imperativo a conclusão do processo, para que a  Guiné-Bissau deixe de ser  o único país na sub-região que ainda emite em sistema analógico.

Para o efeito, de acordo com Fernando Mendonça, faltam a elaboração de um quadro juridico para suportar o seu funcionamento, recursos financeiros,  e humanos com formação adequada, e equipamentos.

Um outro problema realçado pelo  minstro da comunicação Social  tem a ver com a insuficiência de infraestruras  para o sector.

Indicou que faltam, nomeadamente, um edificio próprio para funcionamento do ministério, para sede da Rádiodifusão nacional, sendo que a emissora pública funciona no aquartalamento da Marinha Nacional.

Acrescentou que a Agência de Notícias da Guiné(ANG) e o jornal Nô Pintcha funcionam no edifício da Inacep, a gráfica pública.

Perante esta situação disse que é preciso encontrar parceiros para resolver estes problemas, razão pela qual considera de positiva a visita que efetuou ao Senegal por lhe permitir identificar áreas em que pode estabelecer parcerias.

Contudo, Fernando Mendonça reitera o empenho de Governo para a conclusão do processo de transição iniciado em 2015.

Mundando de assunto, Fernando Mendonça destacou a responsabilidade que o governo atribui a Inacep, a título de exclusividade,em relação  a produção de documentos nacionais entre os quais  o passaporte, bilhete de identidade, e a Carta de condução.

“Assim sendo, estamos a procura de parceiros para ajudar a INACEP a cumprir com a missão que o Estado lhe atribui”, garantiu Fernando Mendonça. ANG/LPG//SG

 
Greve na CMB / Presidente do Sindicato de base  denuncia detenção dos dirigentes sindicais

Bissau 28 Set 21 (ANG) – O Presidente da Comissão Negocial  do Sindicato dos Trabalhadores da Camarâ Municipal de Bissau(CMB) denunciou hoje  a detenção dos dirigentes sindicais e a suspensão de um responsavél de um dos mercados, por suas adesões   à greve observada  naquela instituição.

Baba Vieira que falava numa conferência de imprensa conjunta semanal dos sindicatos filiados na União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG),disse que os referidos sindicalistas foram detidos a mando do presidente da CMB, Luís Ntchama.

 “Graças aos bons oficios de certos cidadãos, suspendemos a paralização de três dias iniciadas na semana passada sem contudo rubricar um acordo com o patronato”, informou, frisando que caso não cheguem a um entendimento vão voltar a greve por  tempo indeterminado.

Vieira disse estranhar o facto de pessoas como o presidente da CMB ter tomado essa decisão, porque num passado recente defendia a mesma causa, que os trabalhadores agora reivindicam.

 “Isso mostra que não estão preparados para desempenhar as funções que ocupam e não são democratas”, disse acrescentando que  graças a negociações propostas  por  pessoas de “boa vontade” ,decidiram não avançar com a segunda vaga de greve, que devria inciar esta terça-feira.

Fazendo o balanço da Greve, Baba Vieira disse  que a paralisação de três dias foi posítiva uma vez que conseguiram, através de pressões,  recuperar cerca de 120 milhões de francos CFA, pré-distinados ao pagamento de dívidas ao Instituto da Segurança  Social, um dos pontos  inscritos  no Caderno Reivindicativo.

“Se  não tivessemos decretado a greve o dinheiro em causa podia ter outro destino”, admitiu.

O sindicalista disse que a intimidação contra os trabalhadores intensificou-se por parte da direcção da CMB, mas que,contudo  não vão temer nada uma vez que “a causa é justa”.

Segundo Baba Vieira, os trabalhadores da CMB reivindicam  o pagamento dos atrasados saláriais , concessão de lotes de terrenos e pagamentos da Segurança Social em favor dos  funcionários da instituição.

ANG/MSC/LPG//SG

 Justiça/Vedeta de R&B R Kelly poderá ser condenado à prisão perpétua

Bissau, 28 Set 21 (ANG) - O cantor norte-americano R.Kelly foi acusado na segunda-feira de ter cometido durante uma década crimes sexuais.

Um júri do tribunal de Nova Iorque considerou a estrela do R&B cul


pado de nove acusações, inclusive a mais grave, de  extorsão.

As audiências das testemunhas contra Kelly duraram seis semanas.   

Depois de seis semanas de depoimentos, o júri deliberou apenas nove horas para concluir que,  o  famoso artista de 54 anos de idade, actualmente  detido, era culpado de recrutar sistematicamente mulheres  e adolescentes  para  relações sexuais, antes de aliciá-los  e  abusar violentamente     deles.

 O julgamento de R.Kelly,  que   foi adiado por  um devido  à  pandemia  de Covid-19,  é  visto  como  um marco  pelo  movimento  feminista #MeToo#.

Foi o  primeiro caso  de abuso sexual,  no qual a maioria  das vítimas  eram  mulheres afro-americanas.

R.Kelly  poderá ser  condenado  à  prisão perpétua, o que segundo observadores representa uma queda  dramática  para o criador  do  clássico "I Believe I Can Fly" , considerado  como  o  rei  do R&B.  

A sua sentença será  pronunciada no dia 4  de Maio  de 2022.

A procuradora do distrito leste de Nova Iorque, Jacquelyn Kasulis afirmou esperar ,que a deliberação  do júri  sirva de conforto e segurança às vítimas de R.Kelly.

Por seu lado Deveraux Cannick, advogado do cantor acusado, que no decurso do processo  projectou a vedeta  como um  "playboy"  e "sex symbol" cujas admiradoras queriam aproximar-se  dele, declarou ficar decepcionado com o verdicto do júri e que considerava apresentar um recurso. 

De forma a provar que R Kelly, recorria a extorsão, a justiça do Estado de Nova Iorque investigou  profundamente todo o seu núcleo de colaboradores que facilitava os seus abusos.

A  extorsão é considerado um crime grave nos Estados Unidos e está associado à máfia. A justiça novaiorquina  qualificou R Kelly  de chefe de uma empresa idêntica à máfia.

Participaram no processo quarenta e cinco  testemunhas, incluindo  onze alegadas vítimas.

O júri que condenou Kelly era  composto  por cinco mulheres e sete  homens

 Vários procuradores federais teceram penosamente a teia de delitos, com o objectivo de provar a natureza dos crimes  cometidos impunemente por  Robert Sylvester Kelly, conhecido artisticamente pelo nome de R.Kelly. ANG/RFI