terça-feira, 28 de setembro de 2021

Caju/ “As exportações já ultrapassam 200 mil toneladas”, diz ministro do Comércio e Indústria

Bissau, 28 Set 21 (ANG) – As exportações da castanha de caju já ultrapassaram este ano as expectivas  com a venda ao mercado externo de mais de 200 mil toneladas, segundo ministro do Comércio e Industria, Tcherno Djaló.

“Conseguimos ultrpassar ,de longe, as expectativas e bater o recorde de exportação. Estamos já acima dos 200 mil toneladas exportadas”, revelou o ministro ,segunda-feira, à margem da cerimónia de apresentação da Comissão organizadora da II edição do mês de consumo de produtos locais no espaço da UEMOA.

Tcherno Djaló considerou de “muito bom” esse resultado , tanto para os produtores como para a economia nacional.

Até então a fasquia mais alta de exportação desse produto estratégico da economia guineense tinha sido de 200 mil toneladas.

A campanha de comercialização da castanha do presente ano começou, em Março, com algumas perturbações ao ponto de o ministro  Djaló declarar a “salvação da campanha” como sua primeira prioridade, quando assumira as funções.

“Graças a ajuda de todos os funcionários conseguimos esses resultados encorajadores, porque ultrapasamos, de longe,  as expectativas”, disse Djaló.

As previsões  para o ano em curso apontavam para a exportação de  200 mil toneladas de caju.

Entretanto, os serviços de Inspecção do Ministério do Comércio e Industria confirmaram à ANG haver, até esta terça-feira, o registo de 183.316,502 toneladas de castanha de caju declaradas para efeitos de exportação.

As mesmas fontes confirmaram terem sido já exportadas um total de 163.785,848 toneladas de caju.

ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário