quarta-feira, 22 de setembro de 2021

                          AG ONU/ China reitera "compromisso com a paz"

Bissau, 22 Set 21\ (ANG) - O presidente chinês, Xi Jinping, falou  terça-feira na Assembleia-Geral da ONU, num discurso pré-gravado e garantiu fornecer 2 biliões de vacinas contra a covid-19 aos outros países até ao final do ano.

A china vai ainda doar 100 milhões de dólares ao consórcio Covax Facility. Para o líder chinês, a vacinação é uma arma poderosa contra a Covid-19 e defendeu a necessidade de uma distribuição justa e equitativa de vacinas em todo o mundo.

"Uma prioridade urgente é garantir a distribuição justa e equitativa de vacinas em todo o mundo. A China continuará a apoiar e se engajar no rastreamento das origens baseadas na ciência global e se opõe firmemente a qualquer manobra politica", reiterou o presidente chinês.

Xi JiPing fez ainda uma promessa na área ecológica. A china vai deixar de construir centrais a carvão no estrangeiro com o objectivo de lutar contra o aquecimento global.

"A China aumentará o apoio a outros países em desenvolvimento no desenvolvimento de energia verde e de baixo carbono, e não construirá novos projetos de energia movidos a carvão no exterior", garantiu.

Para além disso, no seu discurso, Xi JinPing respondeu de forma indirecta às palavras de Joe Biden horas antes na mesma assembleia.

O presidente dos Estados Unidos da América disse não desejar uma nova Guerra fria ou um mundo dividido em blocos rigidos. A China reagiu a estas palavras, reiterando o seu "compromisso com a paz".

"A China nunca invadiu ou intimidará os outros ou buscará hegemonia. A China é sempre um construtor de paz mundial, contribuinte para o desenvolvimento global, defensor da ordem internacional e provedor de bens públicos", disse o presidente chinês.

Estas afirmações acontecem numa altura em que se definem novas alianças estratégicas no mundo após o acordo militar tripartido entre Washington, Londres e Camberra do Indo-Pacífico.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário