quarta-feira, 29 de setembro de 2021

 Transportes e Comunicações/Ministro promete trabalhar para superar dificuldades encontradas em diferentes serviços sob sua tutela

Bissau,29 Set 21(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações disse que irá trabalhar com os responsáveis de diferentes instituíções sob  sua tutela, para transformar  as suas fraquezas em forças, de forma a vencer os desafios que têm pela frente.

A promessa de Augusto Gomes foi feita em declarações à imprensa no final de uma visita, terça-feira, ao Instituto Nacional de Meteorologia, a Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau, ao Serviço Nacional Aeroportuário(NAS) e a Agência para Segurança da Navegação Aérea em África e Madagascar(Asecna).

Perguntado sobre as principais dificuldades constatads nestas instituições durante a visita, o governante disse que elas variam de uma para outra, frisando que em relação ao Instituto Nacional da Meteorologia, se depara com uma sistução em que o seu quadro de funcionamento está muito comprometido, por falta de condições que o Governo não consegue criar neste serviço, para que cumpra a sua missão.

“Nós sabemos que a previsão de tempo constitui um elemento de fundo para todas as políticas agrárias. Não podemos pretender transformar a economia da Guiné-Bissau através de agricultura sem ter em conta  o papel da previsão de tempo, daí  entra a importância da meteorologia para a economia da Guiné-Bissau, mas também para o componente humana, no que se refere  a segurança do tráfego aéreo”, explicou.

Em relação a Agência de Aviação Civil, Augusto Gomes disse que foi dos serviços mais afectados com a situação da pandemia da Covid-19, ao nível mundial, acrescentando que “se fossemos um país forte”, esse sector receberia subvenções do Governo.

“Essa instituição se depara igualmente com problemas de funcionamento nos seus diferentes seerviços e há uma necessidade de o Governo reagir”, disse.

Em relação aos serviços da Asecna, Augusto Gomes realçou que a Aviação Civil têm melhorias em termos de infraestruturas aeroprotuárias nomeadamente a pista, os scanners adquiridos pelo Governo e todo um trabalho de recuperação  das infraestruras que  encoraja à todos de que  o futuro será melhor.

“Temos igualmente a ideia de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Bissau com um parceiro turco, o que nos dá mais esperança”, referiu Augusto Gomes.

ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário