terça-feira, 28 de setembro de 2021


Saúde Pública
/Ministério Público exorta  familiares das vítimas do boicote a apresentação de queixas contra  técnicos de Saúde

Bissau, 28 Set 21 (ANG) – O Ministério Público (MP), exortou hoje os familiares das vítimas do boicote levado a cabo nos passados dias 20  e 21 do mês em cursso, pelos técnicos de Saúde, a apresentação de  queixas contra os mesmos, nas Delegacias locais do proprio Ministério, espalhados em diferente zonas do país.

Foto Arquivo

A exortação foi tornada pública através de um comunicado do  Gabinete de Imprensa e Relações Pública do proprio Ministério Público, à que a Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve hoje acesso.

O comunicado sustenta que   tendo em conta a gravidade do boicote feito pelos técnicos de Saúde, resultando em mortes de alguns pacientes, o Procurador Geral da República, Fernando Gomes, ordenou às Delegacias do Sector a instrução de procedimentos criminais para reponsabilizar os autores do boicote.

O Ministério Público (MP) apelou igualmente aos pacientes vítimas da referida paralização, a dinunciarem os profissionais de Saúde que tenham recusado  permanecer nos seu postos de serviço, para atenderem os pacientes, por  incumprimento das suas obrigações laborais.

Segundo o documento, o Ministério Público (MP) reitera, enquanto fiscal da legalidade, o respeito escrupuloso da Constituição e das leis em vigor no país, independentemente da classe do indivíduo ou grupo de pessoas em causa.

A exortação desta instância judicial surge depois da mesma instituição ter anunciado que abreria um inquérito judicial para a responsabilização criminal dos técnicos da saúde que decidiram boicotar os serviços de assistência médica em diferentes hospitais e centros de saúde do país, durante dois dias.

Médicos, enfermeiros e técnicos de saúde levaram a cabo entre segunda e terça-feira passadas um boicote a assistência médica em diferentes hospitaos e centros de saúde do paáis.

Reivindicam melhorias das condições de trabalho, o pagamento de atrasados salariais, entre outras.ANG/LLA//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário