terça-feira, 28 de setembro de 2021

 França/Presidente Macron e Tedros Ghebreyesus lançam academia mundial de saúde

Bissau, 28 Set 21 (ANG) - O Presidente Emmanuel Macron e o director da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus lançam na  segunda-feira,em Lyon, no sudeste da França,o futuro centro mundial de formação da referida agência da ONU, actualmente responsável pela gestão global da luta contra a pandemia de Covi-19.       


Equipado com tecnologias avançadas como a inteligência  artificial e a realidade virtual, assim como de um centro de simulação  de emergências sanitárias de nível mundial,a Academia de Lyon da OMS, terá como objectivo formar milhões de técnicos de saúde através do mundo.

Segundo declarou Emmanuel Macron em Maio de 2021, a estrutura, lançada em 2019, e que já começou alguns cursos on-line, está destinada a ser uma estrutura de formação de referência em matéria de saúde pública.

No âmbito do projecto, a França  deverá investir mais de 120 milhões de euros.

A academia de formação em saúde pública será parcialmente financiada pelas autarquias locais e situar-se-á no polo de investigação em biotecnologia de Gerland em Lyon, que abriga o Centro Internacional de Investigação Contra o Cancro, bem  como  laboratórios  farmacêuticos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o campus da futura academia, em Gerland, terá uma  superfície de 11.000 metros quadrados e começará  ser construído no final de  2021, com uma abertura prevista para 2024.

A nova estrutura será parte integrante da Organização Mundial de Saúde e terá como directora a ex-ministra francesa da Saúde, Agnès Buzyn, nomeada para a função por Tedros Adhanom Ghebreyesus em 16 de Agosto de 2021.

De acordo com a OMS,a problemática da actualização dos conhecimentos em  ciências  médicas é sensível, pelo facto de que as matérias duplicam cada dois a três meses e é necessário mais de uma  década para que as práticas e  as orientações normativas  mais recentes sejam aplicadas pela  totalidade dos técnicos de saúde no mundo. ANG/RFI     

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário