sexta-feira, 17 de setembro de 2021


Saúde
/Ministério da Economia  aprova desembolso de pouco mais de dez milhões de francos CFA para tratamento da Fístula Obstétrica no país

Bissau, 17 Set  21 (ANG) – O Ministério da Economia, Plano e Integração Regional aprovou o desembolso  de 10.215.682 fcfa para suportar as despesas ligadas as actividades de sensibilização e tratamento da Fistula Obstétrica no país, iniciados desde de 06 de Setembro .

A informação consta no memorando de entendimento entre o Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social  e  o da Economia, Plano e Integração Regional lido por Aimar Ramos da Silva, director de Serviços e Politicas Sectoriais Comum, da Direcção Geral de Integração Regional.

Aimar Ramos da Silva disse que o Ministério da Economia, Plano e Integração Regional ainda vai disponibilizar  3.307.496 fcfa, após a apresentação do relatório final das actividades realizadas.

“O montante previsto no memorando é de  35.393.915fcfa, que serão  distribuídos para a campanha de sensibilização, informação e identificação das vítimas em todo o território nacional”, informou.

Adiantou que, do referido montante, 5.390.087 fcfa , correspondente a 15 por cento do montante disponível vão ser utilizados na  campanha de sensibilização, informação e identificação das vítimas, 08.848.000fcfa  para assistência médica e tratamento das mulheres que padecem da Fístula, correspodente a 25 por cento.

Informou que a reinserção social que inclui a formação e organização das mulheres  tratadas com sucesso, irão absorver 15.927.261fcfa , que correspondem a 45 porcento do valor financiado pela CEDEAO.

Referente a seguimento e avaliação, beneficiam de cinco milhões, trezentos e nove mil, oitenta e sete francos CFA, equivalente a 15 por cento do montante disponível.

ʺNão obstante a criação do programa em 2010, a CEDEAO só iniciou a sua implementação na Guiné-Bissau em 2014, passando a alocar ao Estado da Guiné-Bissau em cada ano, recursos financeiros para assistir as mulheres identificadas com Fístula, com os quais  foram realizadas três campanhas de sensibilização e de tratamento, em 2014 e foram tratadas 17 mulheres, 2015, 23 mulheres e 2016 -  24 mulheres, todas com sucesso”, explicou.

O programa de apoio às mulheres que padecem da Fístula Obstétrica é um programa da CEDEAO, criado em 2010, implementado a nível comunitário pelo centro da CEDEAO para desenvolvimento do género CCDG e nos Estados membros pelas estruturas responsáveis pelos assuntos sociais. ANG/MI/ÂC//SG 

 

      

Sem comentários:

Enviar um comentário