segunda-feira, 20 de setembro de 2021

 
Ensino
/IP9 promove jornada universitária denominada “ Turismo Académico”

Bissau, 20 Set 21 (ANG) – O Instituto Politécnico Nova Esperança (IP9) procedeu esta segunda-feira a abertura de uma jornada universitária denominada “Turismo Académico” sob o lema: “Turismo para o crescimento inclusivo”.

A iniciativa visa levar às diferentes comunidades académicas a noção global e a importância do desenvolvimento desse sector, a fim de potencializar a consciência nacional sobre o Turismo.

O Coordenador do curso de Turismo nessa instituição académica  , Valdir da Silva, na abertura da jornada afirmou que a cultura turística no país ainda é ausente, por isso, o IP9 começou desde 2018 atividades que se inserem na promoção da cultura, turismo, eventos, mobilidade académica e investigação.  

“Desde o ano passado, o IP9 já tem uma unidade de investigação científica que trabalha  no domínio turístico, económico e alterações  climáticas. A nossa equipa está a perceber que a formação não se limita apenas aos 4 paredes”, frisou.

Disse que nesta perspetiva decidiram organizar essa jornada para pensar e repensar o turismo guineense.

Se o governo da Guiné-Bissau, segundo Valdir da Silva, define o setor de turismo como 3º mais prioritário para o desenvolvimento económico, o Estado deve apostar não só nas infraestruturas turísticas, como também nas áreas sociais, estradas, pontes, saúde, na comunicação e segurança.

Da Silva disse acreditar que vão poder levar essa ideia às universidades e escolas que aceitaram acolher esta iniciativa não só de IP9 mas igualmente da classe académica nacional.

Adiantou que as actividades programadas vão desenrolar no quadro de uma  parceria inter-universitária, entre o Instituto Nova Esperança e a Universidade do Estado de Santa Catarina, do Brasil.

Em representação do Presidente do IP9, Amadú Serifo Baldé realçou  que a sua instituição sempre serviu de espaço para atividades do género, afirmando que a Guiné-Bissau é um país com potencial turístico, e que  o IP9 faz parte das instituições privilegiadas para formar quadro guineenses nessa área.

“Por isso, enquanto uma instituição de formação superior, contamos com a colaboração de todos  para melhor implementação deste sistema ao nível da educação nacional”, disse.

Durante sete dias vão ser abordados temas como: Impato Socioeconómico do Turismo, Turismo e Cultura: que modelo para a Guiné-Bissau?, O desenvolvimento sustentável do turismo versus Turismo de Tabanca, Guiné-Bissau, um destino ímpar:que modelos de marketing turístico para o mercado nacional e internacional? , entre outros.

O Dia Mundial do Turismo celebra-se desde 27 de Setembro de 1980 pela Organização Mundial de Turismo. Foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT, em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979. ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário