terça-feira, 28 de setembro de 2021

 Justiça/Vedeta de R&B R Kelly poderá ser condenado à prisão perpétua

Bissau, 28 Set 21 (ANG) - O cantor norte-americano R.Kelly foi acusado na segunda-feira de ter cometido durante uma década crimes sexuais.

Um júri do tribunal de Nova Iorque considerou a estrela do R&B cul


pado de nove acusações, inclusive a mais grave, de  extorsão.

As audiências das testemunhas contra Kelly duraram seis semanas.   

Depois de seis semanas de depoimentos, o júri deliberou apenas nove horas para concluir que,  o  famoso artista de 54 anos de idade, actualmente  detido, era culpado de recrutar sistematicamente mulheres  e adolescentes  para  relações sexuais, antes de aliciá-los  e  abusar violentamente     deles.

 O julgamento de R.Kelly,  que   foi adiado por  um devido  à  pandemia  de Covid-19,  é  visto  como  um marco  pelo  movimento  feminista #MeToo#.

Foi o  primeiro caso  de abuso sexual,  no qual a maioria  das vítimas  eram  mulheres afro-americanas.

R.Kelly  poderá ser  condenado  à  prisão perpétua, o que segundo observadores representa uma queda  dramática  para o criador  do  clássico "I Believe I Can Fly" , considerado  como  o  rei  do R&B.  

A sua sentença será  pronunciada no dia 4  de Maio  de 2022.

A procuradora do distrito leste de Nova Iorque, Jacquelyn Kasulis afirmou esperar ,que a deliberação  do júri  sirva de conforto e segurança às vítimas de R.Kelly.

Por seu lado Deveraux Cannick, advogado do cantor acusado, que no decurso do processo  projectou a vedeta  como um  "playboy"  e "sex symbol" cujas admiradoras queriam aproximar-se  dele, declarou ficar decepcionado com o verdicto do júri e que considerava apresentar um recurso. 

De forma a provar que R Kelly, recorria a extorsão, a justiça do Estado de Nova Iorque investigou  profundamente todo o seu núcleo de colaboradores que facilitava os seus abusos.

A  extorsão é considerado um crime grave nos Estados Unidos e está associado à máfia. A justiça novaiorquina  qualificou R Kelly  de chefe de uma empresa idêntica à máfia.

Participaram no processo quarenta e cinco  testemunhas, incluindo  onze alegadas vítimas.

O júri que condenou Kelly era  composto  por cinco mulheres e sete  homens

 Vários procuradores federais teceram penosamente a teia de delitos, com o objectivo de provar a natureza dos crimes  cometidos impunemente por  Robert Sylvester Kelly, conhecido artisticamente pelo nome de R.Kelly. ANG/RFI   

Sem comentários:

Enviar um comentário