quinta-feira, 23 de setembro de 2021


Assembleia geral da ONU/
Presidente Sissoco reafirma empenho da Guiné-Bissau  na consolidação da paz social interna

Bissau, 23 Set 21 (ANG) – O Presidente da República reafirmou  quarta-feira o empenho das autoridades nacionais na consolidação da paz e criação de melhores condições de vida para a população.

Umaro Sissoco Embaló, que falava na 76ª reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, realçou que, durante vários anos,   o país recebeu apoios  da comunidade internacional, em particular da UE, ONU, CEDEAO, CPLP e  União Africana.

“Hoje estamos   a assumir , graças aos nossos próprios esforços, as principais responsabulidades inerentes à um Estado, garantindo a estabilidade política e o normal funcionamento das  Instituições do país”, disse

Em relação à pandemia da Covid-19, Sissoco Embaló defendeu a necessidade de se conceder apoios aos   países mais vulneráveis, de promoção e  criação de sistemas de saúde adequados e garantia, à  todos os países, sem distinção, do  acesso rápido e equitativo às vacinas.

Quanto a ONU, o chefe de Estado guineense salientou que num mundo cada vez mais globalizado, a  relevância da existência da Organização das Nações Unidas e de suas Agências tornou-se de extrema importância.

“Perante esta realidade, é urgente  melhorar a eficiência da nossa Organização e adotar as reformas necessárias em todos os seus órgãos, incluindo o Conselho de Segurança, com vista à  revitalização do Sistema das Nações  Unidas na sua globalidade”frisou.  

Umaro Sissoco Embaló sublinhou que a problemática das alterações climáticas é uma realidade irrefutável, que embora se faz sentir com mais frequência e impactos nos países Insulares, em desenvolvimento (SIDS) de que a Guiné-Bissau faz parte, constituí  um desafio  permanente para todos.

“Por isso, o nosso país elaborou planos de Adaptação às Alterações Climáticas a médio e longo prazo,  estendendo assim  o Sistema Nacional das Áreas Protegidas terrestres e marinhas para mais de 26% do território nacional”, disse.

O Presidente da República aproveitou a tribuna da sede da ONU para agradecer ao Secretário-geral da ONU, o português António Guterres, e à todos os paises parceiros da Guiné-Bissau pelos apoios prestados no quadro da UNIOGBIS - a missão da ONU de apoio a consolidação da Paz na Guiné-Bissau, cujo mandato cessou há dois anos.

Reafirmou o engajamento da Guiné-Bissau de trabalhar  com os parceiros de desenvolvimento e a comunidade internacional em geral  para que soluções inovadoras, inclusívas e viáveis, face aos actuais desafios da pandemia de Covid-19 sejam encontradas.

“Juntos somos capazes  de dar motivos de renovada esparança  aos nossos respectivos povos e construir um mundo mais solidário e fraterno”, destacou Sissoco Embaló. ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário