quinta-feira, 30 de setembro de 2021


UEMOA
/Presidente da República garante apoio ao sector privado da organização comunitária para implementação da ordem comercial

Bissau,30 Set 21(ANG) - O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, disse quarta-feira que vai dar todo o seu apoio para a implementação de uma ordem económica e comercial adequada na zona da União Económica e Monetária Oeste Africana  (UEMOA).

O chefe de Estado guineense falava na cerimónia de abertura da segunda reunião ordinária do Gabinete da Câmara Consular Regional da UEMOA, que decorre de 29 a 30 do mês em curso, numa das unidades hoteleiras de Bissau.

Na ocasião, salientou que  Estado, enquanto  regulador sensato, vai empenhar-se na promoção de condições que favorecem o investimento económico e a criação de um bom ambiente jurídico, fiscal e comercial.

A Câmara Consular Regional da UEMOA (CCR-UEMOA) é um órgão consultivo da união, cuja principal missão é criar condições para a implicação efetiva do setor privado comunitário no processo da integração regional.

No âmbito da reunião, distinguiu o chefe de Estado guineense com a ordem honorífica da instituição, pelo seu empenho e o apoio dado ao setor privado nacional e comunitário.

Para o chefe de Estado guineense, a reunião da CCR-UEMOA é um evento importante, capaz de promover a troca de informações e experiências entre os participantes.

“O encontro está a ser realizado em Bissau, o que é certamente um ato de solidariedade comunitária para com todos os atores económicos guineenses, e muitos dos quais são membros da nossa Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços”, realçou.

Embaló  agradeceu a Câmara Consular da UEMOA pela distinção  e disse esperar que a Câmara Consular continue a reforçar a sua parceria estratégica com os Estados Membros da UEMOA, no propósito comum de promover o crescimento económico e o bem-estar dos povos dessa comunidade.

Por sua vez, o presidente da Câmara do Comércio , Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau, Mama Samba Embaló, disse que a instituição que dirige pretende afirmar a sua liderança no desenvolvimento do empresariado e empreendedorismo guineense como vetor socioeconómico nacional, e que pretende ainda dar o  contributo lusófono no contexto sub-regional africano a nível da  UEMOA.

“A CCIAS da Guiné-Bissau, na qualidade de representante do país a nível da CCR-UEMOA, vem demostrando, cada vez mais, o nosso inquestionável compromisso  de sermos um importante e estratégico parceiro do governo”, notou.

Mama Samba Embaló disse que é imprescindível e urgente a devolução ao setor privado nacional dos seus direitos legitimamente determinados e aprovados pelos Chefes de Estados e de Governo da UEMOA, com vista ao regresso das instituições e entidades nacionais que deverão ficar sob tutela da CCIAS, em conformidade com as recomendações da UEMOA e CEDEAO: 

A UEMOA é uma organização de integração regional criada em 1994, junta oito países, nomeadamente: Benin, Burquina Fasso, Costa de Marfim, Mali, Níger, Senegal, Togo e a Guiné-Bissau, que aderiu àquela organização em 1997.ANG/O democrata

 

Sem comentários:

Enviar um comentário