sexta-feira, 17 de setembro de 2021


Comunicação Social/
Instituto Nacional de Estudos e Pesquiva (INEP) vai digitalizar os arquivos do Jornal Nô Pintcha

Bissau, 17 set 21 (ANG) -  O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP)  vai digitalizar os arquivos do jornal Nô Pintcha.

Para o efeito, os diretores das referidas instituições, nomeadamente Abduramane Djaló e Samba Tenen Camará assinaram hoje um acordo de parceria , na presença dos ministros da Comunicação Social, Fernando Mendonça, da Educação Nacional e do Ensino Superior, Cirilo Mama Saliu Djaló e do representante do PNUD no país Tjark Egenhoff.

Na ocasião, o Director Geral do INEP Samba Tenen Camará agradeceu ao PNUD pelo apoio  material e financeiro disponibilizado para a implementação do projecto de salvaguarda e preservação do património nacional, porque, segundo Camará, sem  o qual não seria possivel atingir os resultados preconizados.

O director do INEP  referiu que, volvido um ano após o lançamento do projecto de salvaguarda e preservação do partimónio documental nacional, hoje esta-se a celabrar a fase da digitalização que é mais complexa.

Samba Camara manifestou a sua disponibilidade de trabalhar com os parceiros e continuar a difender os ideais da sua criação, sobretudo no apoio ao desenvolviemtno socio economico e ambiental da Guiné-Bissau, com base em estudos e pesquisas fundamental e aplicada, mas também salvaguardar e preservar o patrimíonio historico cultural e social do povo guineense como a principal fonte do conhecimento cientifico para comunidade académica.

O Director-geral do Jornal Nô Pintcha, Abduramane Djaló disse ser uma satisfação assistir o estabelecimento do acordo entre o Nô Pintcha e INEP.

Disse  que a digitalização do Jornal Nô Pintcha é uma vontade expressa de muitos directores que passaram nesse semanário de informação e que hoje  tem o previlégio de testemunhar o acto que irá revolucionar e modernizar o jornal e colocá-lo nos patamares dos outros jornais mundiais.

.“Depois do INEP e da Biblioteca Nacional, o jornal Nô Pintcha é o segundo maior arquivo do país. Nele podemos encontrar o grosso historial da Guiné-Bissau”, afirmou.  

 O Representante do PNUD Tjark Egenhoff qualificou de muito importante a digitalização do acervo nacional do INEP,  para preservar e salvaguardar a memória nacional colectiva da Guiné-Bissau.

Egenhoff disse que ao longo dos séculos, a Guiné-Bissau produziu um grande número de documentos e de coleções que representam a sua história e a sua rica identidade cultural mas que infelizmente muitos desses documentos foram distruidos e outros em risco de desaparecer devido ao elevado estado de sua degradação.

“É justamente  esse resgate da memória e do acesso veridico do que acontenceu desde a independencia, antes e até agora, essa era a ideia do PNUD e das Naçoes Unidas : investir no INEP”, disse Tjark Egenhoff

Acrescentou que a Biblioteca Nacional alberga a maior parte da herança documental da Guiné-Bissau, e que o acesso documental, às fotografias, videos do passado histórico são fundamentais para  uma melhor compreensão da evolução social, historica, cultural e politica do país.

Tjark Egenhoff disse que a salvaguarda documental é sem duvida um ponto crucial para preservação da memória colectiva  dos povos e consequentemente para paz e desenvolviemnto sustentavel que são os pilares da carta da Naçoes Unidas.ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário