quarta-feira, 29 de setembro de 2021

                 
 Guiné-Conakry/Junta no poder divulga Carta de Transição 

Bissau, 29 Set 21 (ANG) -, o Comité Nacional para a Coligação e Desenvolvimento (CNRD) ,três semanas depois da tomada do poder na Guiné Conakry, publicou segunda-feira a Carta de Transição, como lei fundamental até à aprovação de uma nova Constituição. 

O presidente e os membros da transição, precisa o texto lido nas ondas da Televisão Nacional, não serão candidatos a nenhuma eleição nacional ou local.

Os órgãos de transição são o Presidente, o Governo, chefiado por um primeiro-ministro, e o Conselho Nacional de Tranição (CNT), composto por 81 membros, oriundos das forças vitais da nação, em particular partidos políticos, a sociedade civil, a diáspora,  organizações sociais, profissionais e religiosas.

A carta confirma o coronel Mamady Doumbouya como presidente da transição e prevê um Governo chefiado por um primeiro-ministro civil.

O texto, que não dá detalhes sobre a duração da transição, sublinha que nenhum membro das instituições dissolvido a 5 de Setembro, poucas horas depois do golpe de Estado que derrubou o Presidente da República, Alpha Condé, vai figurar na lista de 81 membros do CNT.

Desde a sua independência em 1958, a Guiné Conakry passou por três transições, nomeadamente em 1984 depois do golpe de Estado ocorrido um dia depois da morte do primeiro Presidente do país, Ahmed Sekou Touré, em 2008, após a tomada do poder por jovens oficiais poucas horas após a morte do então chefe do Estado, general Lansana Conté.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário