quarta-feira, 15 de setembro de 2021


Ensino
/Director do Liceu Nacional Kuame Nkrumah afirma reunir condições para inicio do novo ano lectivo 2021/2022

Bissau, 15 Set 21 ANG – O director do Liceu Nacional Kuame Nkrumah afirmou reunir todas as condições para o inicio,em Outubro,do ano escolar 2021/2022,  conforme orientações do Ministério da Educação.

Idrissa Cassamá falava hoje em entrevista à ANG sobre as condições para o inicio do novo ano escolar nas escolas  públicas do País.

ʺHá condições para início das aulas  porque o Ministério da Educação agendou 18 de Outubro, período em que vai haver  fraca chuva e praticamente não vai ter estrangulamento. Hoje vamos  começar as matriculas, recebemos orientações para iniciar no passado dia 13 deste mês mas como estávamos a fixar exames dos recursos tínhamos que organizar boletins de matricula e recibos”, explicou.

Informou que terça-feira terminaram  o trabalho de fixação das notas dos recursos e que já estão com boletins prontos e que hoje, oficialmente iniciaram as matriculas no liceu.

 Cassamá lançou um apelo aos pais e encarregados da educação no sentido de encorajarem os seus educandos para se inscreverem atempadamente e não esperar pelos últimos dias, para permitir que as aulas comecem  na data prevista.

Garante também reunir todas as condições para prevenção da pandemia de Covid-19 porque recebera apoios para o efeito de organismos internacionais, nacionais, próprio Ministério da Educação, Unicef, Cruz Vermelha, Rotary Club Bissau, Embaixada da China.

O Director do Kuame Nkrumah disse ter na posse da  escola uma caixa com cerca de 7 mil máscaras, lixivia e álcool gel numa quantidade suficiente para prevenção e desinfecção contra Covid-19 o que vai  permitir um inicio das aulas sem sobressaltos.

ʺComo já tinha dito as matrículas inicia hoje 15 de Setembro do ano corrente  e termina no dia 30 do mesmo, limpeza e organização do recinto escolar será realizada no dia 01 até dia 05, dia 08 publicação da lista dos nomes dos alunos e distribuição dos horários aos professores, dia 15, de acordo com a orientação que temos, deve ser o  abertura do novo ano lectivo e dia 18 de Outubro inicio das aulas, explicou.

A ANG tentou sem efeito obter a reação dos directores dos liceus Agostinho Neto e Rui Barcelo da Cunha sobre a possibilidade de cmprimento das orientações de abetura do novo ano lectivo em Outubro.

Os respectivos directores  alegaram não ter autorização do Ministério da Educação para falar à imprensa.

Greves sucessivos têm dificultado o cumprimento do calendário escolar nas escolas públicas, conforme os planos do Ministerio da Educação.ANG/MI/ÂC//SG     

  .

 

 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário