terça-feira, 28 de setembro de 2021

 
Greve na CMB / Presidente do Sindicato de base  denuncia detenção dos dirigentes sindicais

Bissau 28 Set 21 (ANG) – O Presidente da Comissão Negocial  do Sindicato dos Trabalhadores da Camarâ Municipal de Bissau(CMB) denunciou hoje  a detenção dos dirigentes sindicais e a suspensão de um responsavél de um dos mercados, por suas adesões   à greve observada  naquela instituição.

Baba Vieira que falava numa conferência de imprensa conjunta semanal dos sindicatos filiados na União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG),disse que os referidos sindicalistas foram detidos a mando do presidente da CMB, Luís Ntchama.

 “Graças aos bons oficios de certos cidadãos, suspendemos a paralização de três dias iniciadas na semana passada sem contudo rubricar um acordo com o patronato”, informou, frisando que caso não cheguem a um entendimento vão voltar a greve por  tempo indeterminado.

Vieira disse estranhar o facto de pessoas como o presidente da CMB ter tomado essa decisão, porque num passado recente defendia a mesma causa, que os trabalhadores agora reivindicam.

 “Isso mostra que não estão preparados para desempenhar as funções que ocupam e não são democratas”, disse acrescentando que  graças a negociações propostas  por  pessoas de “boa vontade” ,decidiram não avançar com a segunda vaga de greve, que devria inciar esta terça-feira.

Fazendo o balanço da Greve, Baba Vieira disse  que a paralisação de três dias foi posítiva uma vez que conseguiram, através de pressões,  recuperar cerca de 120 milhões de francos CFA, pré-distinados ao pagamento de dívidas ao Instituto da Segurança  Social, um dos pontos  inscritos  no Caderno Reivindicativo.

“Se  não tivessemos decretado a greve o dinheiro em causa podia ter outro destino”, admitiu.

O sindicalista disse que a intimidação contra os trabalhadores intensificou-se por parte da direcção da CMB, mas que,contudo  não vão temer nada uma vez que “a causa é justa”.

Segundo Baba Vieira, os trabalhadores da CMB reivindicam  o pagamento dos atrasados saláriais , concessão de lotes de terrenos e pagamentos da Segurança Social em favor dos  funcionários da instituição.

ANG/MSC/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário