quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Greve na Saúde/LGDH exige do governo tomada de medidas  para evitar mais mortes

Bissau, 22 set 21 (ANG) –A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) exige que o governo assuma as suas responsabilidades encetando contactos com os sindicatos para travar, o mais rapidamente possivel, a greve em curso no sector da saúde pública, iniciada na segunda feira.

A exigência da organização que defende os direitos  humanos vem expressa  num comunicado publicado na sua pâgina de fecebook,  em reação à greve dos técnicos de saúde, ao nivel nacional.

Sgundo a Liga “esta situação traumatizante pode provocar dezenas de mortes e centenas de casos de abandono de serviços de saúde”.

A organização exige ao sindicato do sector de saúde à observação do serviço mínimo imposta pela lei para a salvaguarda de vidas humanas.

No comunicado, a LGHD refere ter registado com muita apreensão  a paralisação total de serviços de saúde na sequência de greve decretada pelas organizações sindicais do sector de saúde.

Por isso, a LGHD considera  que é  imperativo que sejam adoptadas medidas urgentes para pôr cobro à esse “cenário de irresponsabilidade e insensibilidade” face à vida Humana em plena pandemia.

Por outro lado, o organismo que defende os direitos humanos condena a inércia do Ministério de saúde e responsabiliza o governo pelas eventauis mortes evitáveis que poderão ocorrer em consequência do  que chama de   “catastrofe”  no serviço nacional de saúde.

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário