segunda-feira, 27 de setembro de 2021

VIH-SIDA/Secretariado Nacional capacita operadores turísticos em matéria de prevenção da doença

Bissau,27 Set 21(ANG) – O Secretariado Nacional de Luta contra a Sida(SNLS), iniciou hoje uma acção de capacitação dos operadores turísticos da Guiné-Bissau em matéria de prevenção do VIH-SIDA aos seus utentes.

Em declarações à imprensa, a secretária executriva do Secretáriado Nacional de Luta contra Sida, Fatoumata Diaraye Djaló disse que a formação terá a duração de quatro dias e que aos participantes serão facultados diferentes abordagens de contaminação do VIH-SIDA.

 “Acreditamos que, se os operadores turísticos adquirissem os conhecimentos nessa matéria estarão mais preparados para abordar e até ajudar a defender os direitos de uma camada da população que não é acessível na nossa sociedade de forma a eliminarmos os tabus, preconceitos e estigmatização relacionados a doença”, explicou.

Perguntad     qual é a taxa actual de prevalência  da VIH-Sida no país, aquela responsável disse acreditar que, com o aparecimento  da pandemia de covid-19,  registou-se o aumento de novas infeções, pelo que há necessidade de se fazer novos estudos,tendo em conta que o último foi feito em 2007.

Fatoumata Djalo acrescentou que as estimativas actuais apontam pela existência de mais de 40 mil infectados.

Disse que, actualmente, o país conta com cerca de 18 mil pessoas seropositivas na fila de tratamento, acrescentando que o número é muito insignificante, se se tiver em conta de que existem  mais de 40 mil infectadas.

 “Ninguém é imune e cada qual deve passar pelo menos duas vezes por ano para fazer testes, para conhecer o seu estado serológico e se não estiver infectado que continue a prevenir-se sempre”, disse.

Por sua vez, o secretário-geral da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau(Asopts-GB), sublinhou que a formação será muito útil para os seus associados, frisando que a Sida é um flagelo que durante muitos anos, esteve presente no país, infelizmente um dos países com maior índice de prevalência no mundo.

Orlando da Costa Pinto disse que a Sida é uma das doenças mais ou menos controlada, urge combatê-la mais depressa possível, e por isso deve-se conhecer os métodos e actitudes a tomar.

Durante os quatro dias de formação os partcipantes vão debater  temas como: “Conceitos de VIH-Sida, da Hepatite B, as formas de prevenção e de contaminação”.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário