sexta-feira, 3 de dezembro de 2021


Dia Interncacional dos Deficientes
/ Associação de deficientes de Bubaque pede criação de condições de acesso às instituções no país

Bissau, 03 Dez 21 (ANG) – A Presidente da Associação de Pessoas com Deficiência do sector de Bubaque, região de Bolama Bijagós, Maimuna Oringa  pediu  hoje a criação de condições de acesibilidade para  deficientes nas instituções publicas e prividas no país.

 Eoringa falava à Rádio Sol Mansi, no final de uma marcha, realizada no âmbito das celebrações do Dia Interncacional das Pessoas com Deficiencia que se assinala hoje, 03 de Dezembro, e que decorreu sob o lema: “ Basta descriminação contra deficiêntes”.

 Maimuna Oringa  justificou o seu pedido  com falta de sinais nas instituições e de condições de acessibilidades dos deficiêntes as instalações das  instituições quer do Estado assim como de privados para os deficiêntes.

Acrescentou que, a título de exemplo, no sector de Bubaque nenhuma instituição do Estado dispõe de condições para que os deficiêntes possam se acessar  aos diferentes serviços públicos, sobretudo os da Administração, Esquadra e estabelecimentos do ensino público.

Considera , por isso, haver uma situação de  exclusão social dos deficiêntes da parte do Estado guineense.

Para Maimuna Oringa a dicriminação começa em casa ou seja dentro da própria familia, pelo que, segundo diz diferentes organizações de pessoas com deficiência devem, juntas e numa voz, dizer “basta à descriminação contra deficiêntes”.

Citado pela Rádio Sol Mansi, o antigo administrador do Sector de Bubaque Mário Valentim disse que há pouca sensibilidade do governo em relação a problemática  de pessoas com  deficiência.

Para ilustrar a sua afirmação, Mário Valentim aponta entre outras, a falta de condições ou de  rampas para permitir pessoas com deficiência  terem acesso aos serviços da Administração do sector e outros serviços públicos, em  caso de necessidade.

Valentim  pede aos governantes para terem em conta a situação de pessoas com deficiência nas novas instituições públicas, sobretudo as rodaviárias, por forma a facilitar a circulação das mesmas. ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário