quarta-feira, 21 de março de 2018

Campanha de caju 2018


Abertura oficial prevista para sábado em Gabu

Bissau, 21 Mar 18 (ANG)- O Chefe de estado, José Mário Vaz preside no sábado a cerimónia oficial de abertura da campanha de comercialização da castanha de caju, revelou o Presidente de Agência Nacional de Cajú  (ANCA).

Malam Djaura falava à imprensa após ter efectuado  visitas à três armazéns cujos proprietários exportam caju.

“Este ano só receberão certificados de méritos as empresas cujo limite máximo de humidade da castanha  não ultrapassa 10 por cento. Esta regra será controlada com bastante rigorosidade”, avisou  Malam Djaura.

Aquele responsável sublinhou que a castanha de cajú do presente ano será transportado em sacos produzidos para o efeito, de modo a permitir a identificação da origem  do produto e o ano da sua produção.

O presidente da ANCA disse que actualmente  muitos países já estão a produzir o caju e que, por isso, os cuidados que possam garantir melhor qualidade não devem ser dispensados.

“Existem recomendações globais que têm a ver  com a secagem e conservação do produto, mas também existem orientações  que damos a cada empresa para a melhoria de algumas situações inadequadas, por exemplo, as condições de trabalho”, explicou Djaura.

Questionado se a demora na fixação do preço de castanha de caju por parte do governo não pode comprometer a campanha, respondeu que antes de fixar o preço é necessário fazer um trabalho de base, e que por isso, serão obrigados a deparar-se com atrasos.

Malam Djaura disse ainda que, se o governo não fixar o preço, o melhor é aguardar , tendo recomendado aos agricultores para não comercializassem o caju a um preço inferior ao estipulado no ano passado.  

ANG/AALS/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário