quarta-feira, 28 de março de 2018

II Congresso do Sinjotecs


Presidente da Comissão organizadora lamenta fraca participação feminina 

Bissau 28 Mar 18 (ANG) - O Presidente da Comissão organizadora do II Congresso do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação social (Sinjotecs) lamentou segunda-feira a fraca participação das mulheres na reunião magna dos profissionais da comunicação social.

Bacar Balde que discursava na abertura do primeiro dia da conferência agradeceu aos delegados frisando que para o bem da classe e do sindicato aceitaram a responsabilidade e segundo ele o trabalho preparatório do evento não foi nada fácil devido a falta de recursos principalmente financeiro.

“Temos 100 delegados 60 foram escolhidos nos diferentes órgãos da capital e os restantes 40 vieram das regiões. Entre os delegados 65 por cento são jornalistas e 35 técnicos. Mas lamentamos a fraca participação da camada feminina entre os delegados ou seja em 100 por cento dos inscritos só, temos 7 por cento das mulheres e 93 dos homens “,lamentou.

Balde disse esperar que desta reunião magna dos jornalistas e técnicos da comunicação social vai sair uma direcção forte através da urna capaz de melhor estruturar a classe jornalística e lutar para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos profissionais desta área. 

Por seu turno, Presidente em exercício do Sinjotecs disse que a presença dos representantes dos sindicatos dos jornalistas estrangeiros nomeadamente o de Senegal e Cabo-Verde mostra a dignidade do acto.

Domingos Sanca disse que fizeram tudo que estava a alcance para garantir as condições de funcionamento de uma forma democrática do Sinjotecs no pleno respeito pela diversidade de opiniões, na promoção de participação dos jornalistas e técnicos no processo da definição da classe, tendo reconhecido a participação da direcção cessante cujo mandato terminou.

“Estou certo de que a nossa acção sindical vai continuar com igual força e empenho, seja qual for a lista que sair vencedor deste congresso e em de resignamos as dificuldades que não foram poucas. Vamos arregaçar as mangas e por mãos as obras e espero que as recomendações que vão sair desta reunião possa ajudar a definir a orientação das nossas acções para o bem da classe nos próximos anos”, almejou.

Ricardo Semedo em representação do Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS), disse que enquanto órgão regulador das Mídia na Guiné-Bissau são da opinião de que o evento marca uma viragem importante no percurso da comunicação social no país.

“A nossa instituição tem tido um papel de acompanhamento ao que acontece no sector, através da formação, do respeito pela ética e deontologia no exercício da catividade de jornalista e de uma forma geral, na actividade dos órgãos, de comunicação social. E dentro das suas possibilidades e dos meios existentes deu respostas necessárias para as situações em que foi confrontado”, disse.

Semedo lembrou que os profissionais de imprensa têm uma enorme responsabilidade porque sociedade guineense nunca será construída de uma forma cabal sem o contributo dos média.

O Primeiro dia do congresso foi marcado com ateliê subordinado aos temas “Jornalismo e ética no período eleitoral “orado pelo jornalista Salvador Gomes e “Análise das condições laborais dos jornalistas e técnicos da comunicação social guineense orador pelo jornalista Humberto Monteiro, apresentação e votação do relatório de conta da direcção cessante entre outros.

A reunião magna dos profissionais da comunicação social termina nesta terça – feira com a eleição do novo presidente de Sinjotecs para um mandato de quatro anos e vai ter dois concorrentes Indira Correia Balde e Ássimo Balde ambos jornalistas da RTP África em Bissau.

ANG/MSC/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário