segunda-feira, 26 de março de 2018

Ensino


“Crise política influencia negativamente o sistema educativo no país”, afirma Director de serviços do Ministério da Educação 

Bissau, 26 Mar 18 (ANG0 ) – O Diretor de Serviço do Ministério da Educação Nacional disse esta quinta-feira que a crise política está a influenciar negativamente o sistema educativo guineense.

Garcia Bifa Bedeta que falava  na cerimónia do enceramento do Seminário Internacional da educação que decorreu de 21 e 22 do corrente mês em Bissau, justificou a sua afirmação com o facto de o ensino público não consegur cumprir cabalmente os conteúdos programáticos previstos para o ano lectivo, em diferentes níveis.

Acrescentou que não se pode falar de um ensino de qualidade num país onde se vive em constante crise política, sem investimentos na educação de infância  e sem professores qualificados.

Bedeta afirmou que as escolas privadas estão a assegurar o ensino de qualidade no país, tendo mostrado que o Ministério da Educação está a evidenciar esforços junto dos parceiros para fazer face à esta situação.

Explicou que já fizeram harmonização de programas com apoio da Fundação Fé e Cooperação (FEC) nas áreas das valências e na formação dos professores.
Disse acreditar que o país vai aproveitar as trocas e partilhar experiencias adquiridas a fim de implementá-las no sistema de ensino guineense.

Referiu ainda que durante o debate sugeriram a recolha de dados que  vão  permitir os técnicos do Ministério da Educação ,assim como aos políticos  tomarem decisões  sobre os desafios e percursos da formação técnico profissional.

Em nome da FEC, Alexandra Pereira disse  que apesar dos constrangimentos existentes no país e das questões de financiamento, há muita coisa que podem ser feitas a partir do Ministério da Educação começando pela dinamização do pessoal. 

Durante os dois dias do ateliê, foram debatidas quatro painéis nomeadamente sobre a educação  da infância,  língua portuguesa,  recolha sistematização e análise dos dados educativos e  formação profissional.

 ANG/JD/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário