terça-feira, 6 de março de 2018

Sanções da CEDEAO



Presidente da República aborda congelamento de contas com responsáveis dos bancos comerciais 
  
Bissau 06 Mar 18 (ANG) – O Diretor-geral do Banco da África Ocidental (BAO), declarou hoje ter discutido com o Presidente da República, a aplicação pelos bancos comerciais do pais das sanções impostas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), as 19 personalidades guineenses.




Rómulo Pires que falava à saída de um encontro com José Mário Vaz, disse que o chefe de Estado queria saber da real situação, acrescentando que lhe transmitiu as informações necessárias sobre o assunto, sem entrar em detalhes, nem confirmar se a sua instituição já está a cumprir ou não as exigências da CEDEAO.

 “O nosso papel está à margem da questão em causa e foi isso que transmitimos ao Chefe de Estado”, disse por seu lado, Filomeno Lobo de Pina que falou em representação do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BECEAO).

O ministro da Economia e Finanças Mamadu Fadia igualmente recebido pelo Chefe de Estado explicou que falou com José Mário Vaz do encontro que teve com os bancos sobre as sanções   decretadas pela CEDEAO contra 19 cidadãos nacionais.

“Alguns deles estão já com as contas congeladas no sistema bancário”, confirmou o ministro das finanças que acrescentou que foi nesta base que foi convocado pelo Presidente da República para saber o que o seu pelouro fez  acerca da matéria. 

“A minha resposta foi informá-lo que recebemos a carta da CEDEAO e nada podíamos fazer no sentido de evitar o congelamento das contas. Isso foi tratado directamente entre a representação da CEDEAO e os bancos”, esclareceu Fadiá.

Nestas audiências separadas, o Presidente da República recebeu as direcções dos bancos: “Atlantique”, “ União”, “Orabank”, “Ecobank”,  BAO e BCEAO.  

ANG/MSC/ÂC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário